Cinco motivos para você incluir a Polônia no seu roteiro de viagem pela Europa

Um país barato e com muitos atrativos turísticos e históricos

Quando você pensa em visitar a Europa, seja pela primeira ou outras vezes, as primeiras cidades que vem à cabeça são Paris, Amsterdã, Londres, Madri. São esses os destinos naturais da maioria dos brasileiros. 

Mas a Europa é imensamente rica em história e cultura, e vale a pena descobrir outros destinos que estão fora da rota turística tradicional, e um deles é a Polônia.

  
Cinco motivos para você incluir a Polônia no seu roteiro de viagem pela Europa
 
 
 

Nos próximos parágrafos você descobrirá as grandes vantagens de se visitar esse país. 

Bom para o seu bolso 

A Polônia é um dos destinos mais baratos para se visitar em toda a Europa, isso porque, apesar de fazer parte da União Europeia, ela não faz parte da Zona do Euro, sendo os países que adotaram o Euro como moeda corrente.

A moeda corrente neste país é o Zloty Polaco (abreviado PLN), que é uma das moedas mais fracas do continente, e consequentemente não é das mais valorizadas. 

A título de comparação, R$ 1.000 equivale a  0,84  Zlóty Polaco, o que em termos práticos é quase o mesmo, ou seja, você praticamente gasta dinheiro na Polônia como se estivesse pagando em real, e isso é ótimo para nós brasileiros. 

História 

A rica e muitas vezes trágica história polonesa tem cerca de mil anos, e o que o país é hoje, é reflexo de diversas trocas de poderes, governos e formatos que ocorreram ao longo de todos esses anos. 

Visitar cidades como Varsóvia e Cracóvia é relembrar passagens históricas, guerras, e diversas invasões que ocorreram no território polonês até se transformarem na nação que são hoje. 

Sem dúvidas, você irá aprender e absorver bastante conhecimento durante sua estadia em Terras Polacas. 

Auschwitz

Seguimos atrelados ao ponto de vista histórico, porém, este é um capítulo à parte nesse quesito. 

O antigo campo de concentração de Auschwitz foi um complexo operado pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, onde mais de UM MILHÃO de judeus tiveram suas vidas ceifadas em apenas 5 anos de funcionamento. 

Por si só, visitar este lugar, já é um motivo plausível para conhecer a Polônia. 

Não se trata de um ponto turístico, se trata de um ponto de reflexão, um lugar para conhecer e entender a história por trás do holocausto, ver e sentir onde milhares de pessoas sofriam todos os dias com a crueldade humana. 

O passeio até Auschwitz é dividido em duas partes, sendo uma visita até o maior território do campo de concentração, porém parcialmente destruído pelos nazistas na tentativa de esconder seus crimes; e a visita ao Museu do Holocausto, que contém diversos materiais da época preservados, bem como a única câmara de gás intacta do mundo (essa parte é de arrepiar) 

Para conhecer Auschwitz o mais indicado é ficar hospedado na bela cidade de Cracóvia e fazer um "bate-volta" no mesmo dia, são apenas cerca de 40 min de viagem. 

Comes e bebes 

Se você ama sopa, vai adorar a culinária polonesa, afinal eles possuem um rico e variado cardápio nesse quesito. Uma sopa quentinha em um dia frio cai sempre muito bem. 

Entre as opções mais tradicionais estão a Zurek, uma sopa com fermento de centeio; a Krupnik, que é uma sopa de cevada; e a Czarina, feita de sangue de pato. 

Claro que não podemos deixar de esquecer daquele que é talvez o prato mais tradicional da cultura polonesa,, o Pierogi, um tipo de pastel, só que cozido e com diversos recheios. 

Além disso, a Polônia tem ótimas cervejas, além da Vodca já tradicional. 

E o melhor de tudo é o preço bem conta como mencionei no início desse texto, dá para aproveitar bem sem pena de gastar. 

Ótima Localização 

A Polônia é um país que fica em uma zona central da Europa e fez fronteiras com países como Alemanha, Rússia, República Tcheca, Ucrânia, Belarus e Lituânia, além de ficar bem próximo de outros países. 

Assim, é bem mais fácil e mais barato incluir o país em uma rota de viagem pelo continente europeu de forma bem planejada. 

Você pode chegar na Polônia de trem, ônibus ou avião, com preços bem variados, que irão depender de onde você está. 

Além da capital Varsóvia e da histórica Cracóvia, outra cidade que vale muito a pena conhecer é Gdansk, uma belíssima cidade banhada pelo Oceano Báltico.

Consegui te convencer a visitar a Polônia? 

Sem dúvidas é uma experiência incrível poder ter o contato com essa cultura milenar e ainda gasta bem menos que os grandes e agitados centros turísticos europeus.