De cara nova! A revitalização da Lagoa do Portinho, um dos mais importantes pontos turísticos do litoral do Piauí, foi inaugurada nesta sexta-feira (27). Localizada no município de Parnaíba, a obra recebeu o investimento de R$ 8,2 milhões realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Toda a área no entorno foi revitalizada, com pavimentação em bloco intertravado, construção de píer, pergolados, academia popular, playground, Centro de Educação Ambiental do Litoral, salas de artesanato e administrativas.
“A Lagoa do Portinho é um patrimônio natural dos piauienses, brasileiros e do mundo inteiro. Com essa obra, chegarão muitos investimentos privados para o aproveitamento do potencial desse nosso patrimônio”, disse o governador Rafael Fonteles, que participou da solenidade de entrega.
O chefe do executivo estadual frisou que todos os permissionários que estavam no local permaneceram, só que agora num ambiente melhor. “Estamos garantindo que todos aqueles permissionários que já atuam aqui com as suas atividades, especialmente na área da gastronomia, possam continuar atuando só que num espaço muito mais bem qualificado”, destacou.
A área ganhou ainda três quiosques, um para a Semarh, outro para o Corpo de Bombeiros e um para a Polícia Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, destacou que a mudança vai impactar o turismo local. “É o Governo do Estado entregando esse novo equipamento, nova estrutura física, dando mais atenção ao turista, gerando emprego e renda, preservando o meio ambiente”, afirmou.
Lagoa do Bebedouro também será reformada
Rafael Fonteles autorizou, durante a solenidade, a revitalização da Lagoa do Bebedouro, outro cartão postal de Parnaíba. “Do mesmo jeito que fizemos lá no Porto dos Tatus, na Ilha Grande de Santa Isabel. Então, são muitas ações para potencializar essa atividade econômica tão importante, tão geradora de oportunidades, que é o turismo aqui em Parnaíba e em todo o litoral do Piauí”, finalizou.
Ainda nesta sexta, Rafael Fonteles vai inaugurar a pavimentação asfáltica da Avenida Beira-Rio, no bairro Tabuleiros, e o Restaurante Popular da cidade, o terceiro do Piauí.