Delegado dá detalhes de operação que investiga comércio ilegal de ouro e joias em Teresina; saiba tudo!

Segundo o delegado, a operação tem como foco principal o Centro da capital, região onde esse tipo de crime vem se intensificando

O delegado Felipe Bonavides conversou com a TV Antena 10 e deu mais detalhes sobre a Operação Ouro Sujo, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14), com o objetivo de aprofundar as investigações sobre crimes de receptação qualificada e comercialização ilegal de ouro e joias de origem ilícita em Teresina. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo nove em residências e sete em estabelecimentos comerciais, todos ligados a cinco investigados.


Segundo o delegado, a operação tem como foco principal o Centro da capital, região onde esse tipo de crime vem se intensificando. Ele explicou que a atuação da polícia busca não apenas reprimir os delitos, mas também devolver a sensação de segurança à população que circula pela área.

  

Delegado detalha Operação Ouro Sujo, que cumpriu mais de 15 mandados e investiga comércio ilegal de ouro e joias em Teresina
TV Antena 10

   

“Esse tipo de criminalidade tem se intensificado no Centro da cidade. Buscamos promover uma segurança maior no Centro para que as pessoas possam retornar. Fizemos o combate aos receptadores, que são pessoas que possuem estabelecimentos comerciais e que recebem esse ouro furtado ou roubado das ruas. São locais que não exigem documentação e facilitam esse crime”, disse o delegado Felipe Bonavides.

O delegado também detalhou os principais tipos de ocorrências que deram origem às investigações, destacando a origem ilícita das joias comercializadas e a responsabilidade dos lojistas que adquirem esse tipo de material sem comprovação legal.


“Até o momento, tivemos situações de roubos de rua e furtos praticados por funcionários domésticos que subtraíram joias de pessoas para quem eles trabalhavam. Tivemos essa situação não hoje, mas nas duas operações anteriores. Todo lojista que recebe um produto de ouro sem nota fiscal, sem certificado de garantia, que qualquer loja idônea fornece, tem um indicativo claro de que aquilo é ilícito”, afirmou o delegado Felipe Bonavides.

  

Operação Ouro Sujo: SSP-PI cumpre 16 mandados contra esquema de receptação e comércio ilegal de ouro em Teresina Divulgação

   

Apesar da deflagração da operação, não houve prisões nesta fase. No entanto, o delegado ressaltou que materiais importantes para o avanço das investigações foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados.

“Não houve prisões, mas, durante o cumprimento dos mandados, foram obtidas provas. Foram encontrados dinheiro em espécie, aparelhos celulares e objetos de ouro que têm suspeita de origem ilícita”, explicou o delegado Felipe Bonavides.

Todo o material apreendido será analisado e pode subsidiar novas fases da investigação, bem como possíveis responsabilizações criminais dos envolvidos.