Delegado detalha prisão de foragido do Piauí no RJ e conta que defesa chegou a alegar morte para extinguir processo; VÍDEO!

Samuel Marcos responde por pelo menos 19 assassinatos; ele fugiu de penitenciária piauiense e foi encontrado no Rio de Janeiro

O delegado Yan Brayner da Polícia Civil do Piauí deu mais detalhes à TV Antena 10 sobre a prisão de Samuel Marcos de Sousa Leal, "O Gordinho", indivíduo considerado de alta periculosidade, um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40 e que teria envolvimento em pelo menos 19 mortes. Segundo a Polícia Civil do Piauí (PCPI), o suspeito teve um processo judicial questionado após a própria defesa pedir a extinção da ação penal, alegando que ele estaria morto. No entanto, a informação não foi comprovada e o homem acabou sendo localizado e preso no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o delegado, Samuel já vinha sendo monitorado pelas forças de segurança, e o pedido feito pela defesa chamou a atenção justamente pela ausência de um documento essencial para comprovar a suposta morte.


“O Samuel é um indivíduo que nós constantemente monitoramos. Recentemente, chamou atenção um pedido feito pela defesa dele em um dos processos de homicídio; a defesa pediu a extinção do processo alegando que ele havia morrido, contudo não juntaram a certidão de óbito, que é indispensável para comprovar isso”, disse o delegado Yan Brayner.

Após levantamentos realizados pela polícia, foi identificado que o suspeito estava circulando com frequência em uma região da cidade do Rio de Janeiro. As informações foram repassadas às forças de segurança locais, que passaram a acompanhar a movimentação do investigado.

“Verificamos que ele estava, de forma frequente, trafegando numa região do Rio de Janeiro, em uma praça do bairro da Tijuca. Compartilhamos essas informações com a Polícia Militar e Civil do Rio de Janeiro. A PM verificou que ele estava trabalhando como pipoqueiro na praça. Ele apresentou um documento falso, mas a polícia já sabia que se tratava dele”, contou o delegado Yan Brayner.

O delegado também destacou o grau de periculosidade do suspeito, apontando que ele agia com extrema violência, seguindo ordens de uma facção criminosa.

  

Foragido do Piauí, líder do Bonde dos 40 acusado de 19 homicídios é preso no Rio de Janeiro em operação Divulgação/PM-RJ

   

“O Samuel é um indivíduo que a gente pode considerar sociopata. Por ordem da facção criminosa, ele matava qualquer pessoa que ele julgava ser seu rival. Ele matava a sangue frio e é de extrema periculosidade”, afirmou o delegado Yan Brayner.

Entenda o caso 

Samuel havia sido preso em novembro de 2014, durante a Operação Rivales, a qual fazia alusão à rivalidade entre facções criminosas que disputavam o domínio do tráfico em Teresina.   Em dezembro de 2018, ele conseguiu fugir por um túnel da Penitenciária José Ribamar Leite, na capital, com outros 23 detentos.

O criminoso foi localizado, na última segunda-feira (05), na Rua General Roca, na Tijuca, no Rio de Janeiro, após monitoramento da AIB 6. No local, ele se passava por vendedor de pipocas e apresentava documento falso.