Uma perseguição policial terminou com a prisão de dois criminosos, identificados como Jonathan Souza da Silva e Paulo Henrique de Souza Santos, e a recuperação de um carro roubado na tarde da última terça-feira (13), em Teresina. A ação foi conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contou com apoio da Polícia Militar, após o veículo desobedecer ordem de parada e fugir em alta velocidade.
O automóvel havia sido roubado em novembro do ano passado no bairro Parque Ideal, na zona Zudeste da capital. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a dupla, em uma motocicleta, anuncia o assalto. Duas mulheres desceram do carro e um dos criminosos assumiu o volante, fugindo em seguida.
Na terça-feira (13), o mesmo veículo foi identificado pela PRF durante fiscalização na BR-316, nas proximidades do viaduto da Tabuleta, na zona Sul de Teresina. O condutor não obedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga, dando início a um acompanhamento tático. Na perseguição, a dupla cometeu diversas infrações de trânsito, avançou sinais vermelhos e quase atropelou motociclistas, colocando em risco a vida de outras pessoas. A fuga terminou na Avenida Barão de Gurgueia, no bairro Vermelha, quando o motorista perdeu o controle do veículo e bateu contra a entrada de um estabelecimento comercial.
Após o acidente, o condutor tentou fugir a pé, mas foi localizado e preso com apoio da Polícia Militar. O passageiro também foi detido ainda no local e estava portando uma arma de fogo calibre .40, além de dez munições intactas e uma balaclava, item comumente utilizado em assaltos. O Inspetor Leandro Caldas, da PRF, detalhou à TV Antena 10 que, durante a identificação, o motorista chegou a fornecer nomes falsos, mas a polícia constatou que ele possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
“O condutor saiu correndo e a equipe conseguiu prender o passageiro, ele estava com uma arma, uma Taurus calibre .40. No momento em que o condutor fugiu a equipe colocou nos grupos as características e a equipe da PM conseguiu identificar esse condutor e fez a prisão dele. O condutor que tinha fugido passava nomes falsos, mas a gente conseguiu identificar. Durante a identificação, percebemos que ele tinha uma mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas”, disse.
A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde deve responder pelos crimes de receptação, porte ilegal de arma de fogo, além do cumprimento do mandado de prisão.