A Operação Persecutus deflagrada, nesta quarta-feira (10), nas cidades de Teresina e Timon, no Piauí e Maranhão, prendeu 7 pessoas ligadas a organização criminosa Bonde dos 40 e envolvidos com o tráfico de drogas e crimes violentos. O delegado da Polícia Federal, Vinicius Coelho, deu mais detalhes sobre a operação.
À TV Antena 10, ele detalhou que foram cumpridos 15 mandados judiciais, sendo 8 de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão. Os alvos possuem extenso histórico criminal, com passagens por roubo, homicídio e tráfico de drogas.
Divulgação
“Essa operação visa desarticular um grupo criminoso que vem atuando de forma sistemática na prática de crimes de tráfico de drogas, homicídios e roubos nas cidades de Teresina e Timon. Foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca. Eles foram presos por tráfico e associação ao tráfico de drogas”, disse.
Em Teresina, foram cumpridos mandados de busca em quatro residências e três em Timon. Em um dos locais, um homem se recusou a fornecer a identidade, mas a polícia conseguiu identificá-lo e descobriu que ele possuía um mandado de prisão. Parte dos alvos já vinha sendo monitorada por outras forças de segurança em razão da reincidência em crimes graves.
“Existia um superior que demandava e os inferiores hierárquicos cumpriam as determinações. Foram 15 mandados judiciais, sendo 8 mandados de prisão e 7 mandados de busca. Quatro endereços de busca em Teresina e três na cidade de Timon. Durante o cumprimento ao mandado de busca na cidade de Timon, foi localizado um indivíduo que se negou a fornecer sua identificação, mas levantamos e constatamos que havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico e associação ao tráfico”, detalhou.
As investigações continuam para identificar outros membros. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e estão à disposição da Justiça.