"Uma vida dedicada aos estudos, graças ao meu pai e minha mãe, meu esposo, que sempre me incentivaram. São cargos disputados e a sensação é de que a gente venceu", afirmou Samila Oliveira, a mais nova servidora pública do Piauí. Ela Passou no último concurso para agente de tributos da Secretaria de Fazenda e é uma das 137 nomeadas na manhã desta quarta-feira pelo Governador Rafael Fonteles (PT) para áreas consideradas estratégicas da administração estadual. Além da SEFAZ, os profissionais irão atuar em órgãos como as secretarias de Planejamento e Administração, além da PiauíPrev e da Procuradoria-Geral do Estado.
Com as novas nomeações, a gestão Rafael Fonteles ultrapassa a marca de 3.200 servidores efetivos convocados e empossados desde o início do governo, contemplando áreas como segurança pública, educação, saúde e setores administrativos considerados essenciais para o funcionamento do Estado. Durante a solenidade, o governador destacou que o fortalecimento da chamada "área meio" do governo é fundamental para garantir mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Segundo Rafael Fonteles, embora a ampliação dos quadros da segurança pública, educação e saúde continue sendo prioridade, áreas responsáveis pela gestão financeira, planejamento, arrecadação e controle dos gastos também precisam ser fortalecidas para assegurar o bom funcionamento da máquina pública.
"Fortalecer a área meio do governo é importante para que tenhamos um governo mais eficiente e que use melhor o dinheiro público a serviço da população", afirmou.
Os novos servidores ocuparão cargos de auditor fiscal, auditor governamental, analista do tesouro estadual, agente de tributos, analista governamental, analista previdenciário e procurador do Estado. De acordo com o governador, os concursos tiveram alto grau de exigência e selecionaram profissionais com elevada qualificação técnica.
Rafael destacou ainda que a expectativa é que os novos servidores contribuam para acelerar o processo de modernização da administração pública, especialmente nas áreas de tecnologia, inovação e transformação digital.
"O serviço público é quem mais precisa inovar para atender as demandas da sociedade com mais velocidade, mais capilaridade e mais eficiência", ressaltou.
O governador também afirmou que o Piauí tem se consolidado como referência nacional em inovação na gestão pública. Como exemplo, citou as ferramentas desenvolvidas pelo Estado para combate ao roubo e à receptação de celulares, modelo que vem sendo adotado nacionalmente pelo Ministério da Justiça.
Ao comentar o lançamento da nova fase do programa Celular Seguro pelo Governo Federal, Rafael lembrou o reconhecimento feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, ex-secretário de Segurança do Piauí.
"Ontem o presidente Lula fez uma deferência enorme ao nosso ex-secretário de Segurança, Chico Lucas, motivo de muito orgulho para o Piauí. Isso demonstra que o setor público pode inovar", destacou.
Além das nomeações realizadas agora, o Governo do Estado mantém concursos em andamento e segue ampliando os quadros efetivos em diversas áreas. A estratégia, segundo Rafael Fonteles, é combinar renovação de pessoal, qualificação técnica e inovação para tornar o Estado mais eficiente e capaz de entregar melhores resultados à população.
Para o governador, a chegada dos novos servidores representa uma oportunidade de renovar e oxigenar os quadros do Estado com profissionais preparados para enfrentar os desafios da administração pública moderna.