Parlamentares piauienses aguardam portaria com reforma para discutir participação no governo Lula

No Piauí, dois parlamentares já garantiram indicações

Todo início de governo gera expectativa em torno da distribuição de pastas e indicações, o que não seria diferente no governo Lula 3. Após a definição do primeiro escalão, com a escolha dos ministros, as bancadas estaduais disputam espaços para suas indicações políticas.

No Piauí, dois parlamentares já garantiram indicações para duas instituições que são dotadas de altíssima capilaridade política e eleitoral, em virtude de suas funções. Enquanto o  ministro Wellington Dias (PT) terá espaços na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Piauí, o deputado federal eleito Marcelo Castro (MDB) poderá indicar nomes para atuarem na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

  

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva Rovena Rosa / Agência Brasil
   

Agora, o restante da bancada de políticos piauienses aguarda a portaria de Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, com o anúncio das novas reformas ministeriais. Isso porque os novos ministérios criados, por exemplo, podem se desdobrar em novas superintendências e/ou delegacias nos estados, dando margem a novas possibilidades de indicações. Alguns parlamentares estão otimistas com a recriação do Ministério da Pesca e Agricultura. A portaria deve ser divulgada em breve.