Wellington Dias e mais 12 ministros de Lula são exonerados; saiba o motivo

A medida se trata de uma estratégia do governo

Foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 1º, a exoneração de 13 ministros de Lula. Com a exoneração, 12 ministros poderão assumir os mandatos para os quais foram eleitos em outubro de 2022 e, um deles, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, voltará ao seu mandato de senador. A medida se trata de uma estratégia do governo para que os ministros participem das votações que definirão os presidentes da Câmara Federal e do Senado.

  

Wellington Dias Jade Araujo / Portal A10+

   

Na Câmara, o Partidos dos Trabalhadores apoia a reeleição e Arthur Lira (PL-AL). O anúncio de apoio à recondução de Lira foi realizado ainda no mês de novembro. No caso de vitória, o partido já tem vagas garantidas na composição da mesa diretora e nas comissões da Casa Legislativa. No Senado, o governo tem se articulado para reeleger o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula sempre defendeu que o partido não lançasse candidatura própria, uma estratégia para facilitar não apenas sua governabilidade, mas para assegurar sua permanência, diante de pedidos de impeachment que possam surgir. Abaixo estão o nome de todos os ministros exonerados, considerando cada uma das casas legislativas:

Senado Federal

Câmara Federal