Como saber minha seção eleitoral? Veja como consultar seu local de votação

Busca pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral, pelo WhatsApp ou pelo aplicativo e-Título

Neste domingo (2), mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas votar. É possível descobrir qual o local de votação por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo aplicativo do e-Título ou por um chat automático da corte do WhatsApp.

Site do TSE

Pelo site do tribunal, é possível descobrir o local de votação na aba "Eleitor e Eleições", na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa é redirecionada para os dois menus. Para saber onde votar, é necessário ir em "Eleitor" e clicar no link "Local de votação/zonas eleitorais".

  

Eleitor fazendo a biometria para votar em uma seção eleitoral
José Cruz / Agência Brasil
   

e-Título

Para realizar a consulta no e-Título, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em "Onde Votar". Uma nova tela se abrirá com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado, onde aparece uma rota até o local de votação, para facilitar a chegada do eleitor.

Chatbot do WhatsApp 

Um dos seviços disponíveis no chat automático do TSE é a consulta ao local de votação. Para entrar em contato com eles, basta enviar um "oi" para o número +55 61 99637-1078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos.

Para consultar o local de votação, basta clicar no menu principal em "Acesse o Chatbot" e, em seguida, "ver tópicos". Na sequência, dentro de "Serviços ao Eleitor", basta escolher a opção "Local de votação". A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Ao inserir qualquer um desses dados, seguido da data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral — zona, seção, local, endereço e município — e com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e o eleitor devem comparecer para votar no primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro.