O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), lidera em todos os cenários da disputa para o Governo do Piauí nas eleições de 2022, segundo a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV. Rafael Fonteles, do PT, aparece em segundo lugar. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo R7.
No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, Sílvio Mendes tem 35% das intenções de voto, contra 27% de Rafael Fonteles. Coronel Diego Melo, do PL, aparece com 1%. Outros com 2%; Brancos e nulos totalizam 8%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 27%.
Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, Sílvio Mendes segue na liderança. No primeiro cenário, ele tem 45% das intenções de voto; enquanto Rafael Fonteles tem 39%; Coronel Diego Melo com 3%; Lourdes Melo (PCO) com 1%; Gessy Lima (PSC) com 1%; Ravena Castro (PMN), Madalena Nunes (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU) e Gustavo Henrique (Patriota) registraram 0% cada. Brancos e nulos somam 5% das intenções e 6% não sabem ou não responderam.
No cenário apenas com votos válidos, Sílvio Mendes (UB) aparece com 51% e pode ser eleito ainda no 1º turno das eleições, segundo levantamento da Real Time Big Data; Rafael Fonteles (PT) com 44%; Coronel Diego Melo com 3%, seguido por Lourdes Melo e Gessy Lima, ambas, com 1% cada. Ravenna Castro, Madalena Nunes, Geraldo Carvalho e Gustavo Henrique não pontuaram.
Na região metropolitana de Teresina, Sílvio Mendes lidera disputa com 49%
A Real Time Big Data também fez o levantamento com eleitores da região metropolitana de Teresina que inclui, além da capital, Altos, Coivaras, Demerval Lobão e União. Nele, o ex-prefeito Sílvio Mendes segue em 1º lugar com 49% das intenções de voto na pesquisa estimulada; Rafael Fonteles, do PT, aparece com 35%; Coronel Diego Melo com 6%; Gessy Lima e Lourdes Melo com 2% cada; Madalena Nunes, Geraldo e Gustavo Henrique não pontuaram. Brancos e nulos somam 2%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 49%.
Senado Federal
A pesquisa Big Time Real Data também realizou um levantamento para o Senado Federal. Nele, o ex-governador Wellington Dias (PT) aparece com 42% e Joel Rodrigues, do PP, com 39%. Os demais nomes tiveram menos de 2% nas intenções de voto.
Segundo turno
O instituto também simulou o cenário de um eventual segundo turno entre Mendes e Fonteles. Nele, o ex-prefeito de Teresina aparece em 1º lugar com 49% dos votos contra 44% do candidato do PT. Votos nulos e brancos somam 4%; não souberam ou não quiseram responder, apenas 3%.
A pesquisa Big Time Real Data
A pedido da Record TV, a pesquisa ouviu 1 mil eleitores do estado do Piauí entre 26 e 27 de setembro de 2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.