Ampliar o HUT, equilíbrio financeiro e duras críticas ao candidato do PT: veja como foi a sabatina de Silvio Mendes na TV Antena 10

Candidato do União Brasil foi o terceiro entrevistado da Bancada Piauí, nesta quarta-feira (04); assista à íntegra!

(Atualizada às 16h06)

O candidato do União Brasil (UB) nas eleições municipais de 2024, Silvio Mendes, foi o terceiro sabatinado no programa Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quarta-feira (14). Na corrida ao Palácio da Cidade, o ex-prefeito de Teresina falou sobre propostas para os 100 primeiros dias em uma possível nova gestão, alianças e projetos para as principais áreas da capital, como saúde, educação e mobilidade urbana. Na entrevista ele também fez duras críticas a Fábio Novo (PT), seu principal opositor. 

Na sabatina, o candidato elencou propostas que podem ser realizadas em uma primeira etapa na gestão, como buscar o equilíbrio financeiro da prefeitura e promover o funcionamento da rede de saúde local, com o aumento no número de leitos no HUT, uma nova maternidade na zona Norte de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Dirceu.


“Pagar quem deve e fazer o que precisa. Na área da saúde, ampliar o número de leitos no HUT, que construímos É preciso criar uma maternidade lá da Codipi, são 70 mil pessoas que moram lá e uma UPA no Grande Dirceu, pois lá tem a população de Parnaíba. Em termos de investimento, é isso aí para funcionar bem. Toda a rede que nós construímos, que seja o HUT, três maternidades, reformas em hospitais de municípios, construímos o Mariano Castelo Branco na Codipi e tem que voltar a funcionar como deve, isso é missão. O remédio vai voltar como garantia e direito da população”, destacou.

Educação

Outra área elencada por Silvio Mendes na sabatina foi a educação, relembrando que a capital já foi o primeiro lugar no país. Para ele, é necessário voltar a investir nos educadores, aumentar o número de creches, bem como suas vagas e ampliar o número de escolas em tempo integral. Além disso, o candidato do UB propõe ainda uma maior atenção para crianças e jovens com dificuldade de aprendizado.

  

Sabatina de Silvio Mendes na TV Antena 10 Victor Melo/ Portal A10+

   

“Como a gente não gastava dinheiro com propaganda, o serviço para mim, um dos mais importantes, que é um serviço que cuida das crianças com alguma dificuldade de aprendizado, seja com dislexia, TDHA e agora o autismo, que tem que ter uma abordagem bem específica, pois é diferentes, vários níveis. Por isso é uma coisa que vou fazer com muito carinho, com muita determinação”, afirma.

Alinhamento com o governo petista, caso seja eleito, e críticas a Fábio Novo

Questionado sobre caso seja colocado novamente à frente da cidade e como faria para ter diálogo e parcerias com os demais entes, como o Governo do Estado e Federal, Silvio relembrou que esteve no cargo em um contexto em que o país também era governado pelo Partido dos Trabalhadores, assim como no Piauí. Ele também fez duras críticas a Fábio Novo. 

“Fui prefeito quando o governo federal era do PT e fiz mais que os governos do PT em Teresina. O candidato Fábio fica pregando isso todo dia e parece verdade, uma mentira contada várias vezes parece verdade. Fiz mais de 3 obras, prestei contas de todos e eu nunca fui visitado pela Polícia Federal, como o candidato Fábio Novo foi esses dias e a imprensa nem noticiou. Cuidado com as escolhas, eleição é escolhas, eu nunca fui e nunca serei e sempre respeitei o que pertence a todos. Vi hoje a declaração dele questionando a Polícia Federal por ter vazado a notícia. Ele foi citado no processo, milhões foram desviados, mais de 700 transferências para o atual secretário de Cultura. Que dinheiro é esse que foi desviado? Espero que ele me processe. Foi uma decisão do Tribunal Regional Federal que mandou investigar, desvio de dinheiro público que deveria ir para os artistas, que passaram dificuldades e até fome. Isso é indecente. Estou dizendo para os teresinenses me compararem, como a gente faz e o que estão dizendo”, relembrou o candidato, citando seu opositor.

  

Sílvio Mendes e Fábio Novo Reprodução

   

E para garantir a viabilidade de suas propostas, Silvio expressou que isso não são favores e se trata da cidade de Teresina. Segundo o candidato, ele não acredita que um governante não vire as costas para outro se seu candidato não vencer.

“Não acredito nisso. Vou repetir: fui prefeito quando o governo do estado  era PT e o governo federal era PT. É diferente do que estão dizendo na campanha eleitoral que acabei de assistir.  Eu fiz muito mais obras do que o próprio governo do PT; fiz o HUT, Ponte Estaiada, Polo Cerâmico, Polo Industrial, Shopping da Cidade com recursos próprios, que eles desviaram 12 milhões de reais. A minha vida pode virar de cabeça para baixo”, completa.

Centro de Teresina

Quanto às propostas para o Centro de Teresina, Silvio Mendes ressalta que é necessário atenção com a segurança pública e com o setor privado, além da questão do transporte.

“O centro tem cerca de 300 imóveis fechados. O comércio mudou para os bairros. É preciso uma série de ações e ainda te adianto: o Sinduscon tem projetos, Sebrae, prefeitura tem projetos, falta executar. O que fazer: primeiro, segurança pública. Cheio de assaltantes e traficantes. Não é o morador de rua que estão querendo acusar, não é. É a parte mais frágil e é preciso respeito com ele também. Segundo, resolver o problema dos 500 ambulantes que voltaram para as praças. Nós fizemos o primeiro passo enorme de levar 3 mil ambulantes para o shopping da cidade. Quero registrar aqui que não estou reclamando. Isso serve de arma de campanha. Quando a gente fez e disse que era necessário fazer o shopping, eu consegui 12 milhões com a bancada federal. A gente sempre consegue. O governo do PT ligou pedindo 3 dos 12, eu acabei aceitando. Eles falsificaram meus ofícios e tiraram os 12 milhões que tínhamos conseguido.  Tiraram. Aquele shopping custou 16 milhões dos teresinenses, mas foi um dinheiro público bem usado. É preciso fazer aos que estão faltando”, fala.