Horas depois do resultado que consagrou Silvio Mendes (UB) como prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), que teve apenas 2,20% dos votos, se pronunciou pela 1ª vez após ser derrotado na disputa municipal. Nesta segunda (07), em entrevista à imprensa, o gestor afirmou que não ficou decepcionado com o resultado do pleito e que vai indicar um nome para se reunir com o prefeito eleito para coordenar a transição.
Segundo o gestor, a falta de dinheiro para concluir obras na capital, falhas na comunicação e o grupo formado para trabalhar em sua reeleição provocaram sua derrota na disputa contra Silvio (UB) e Fábio Novo (PT). Em 2020, Dr. Pessoa obteve mais de 230 mil votos e, 4 anos depois, conseguiu apenas 10 mil votos, terminando em 3º lugar.
“Não tinha experiência administrativa, achei que todo mundo tinha vindo do céu, como veio Jesus, e não era. Lógico que tem gente boa. Foi melhorando um pouco, mas ainda ficou muita peça estragada. Esses foram os motivos principais. Além do mais, a comunicação, a nossa campanha política, embora o Fábio Sérvio seja uma pessoa altamente capaz, o grupo que ele formou ainda foi ineficiente”, declarou.
Questionado sobre a possibilidade de disputar novas eleições para outros cargos, ele desconversou e falou sobre uma eleição que disputou no interior do estado. “Quando eu saí de casa, meu pai disse: ‘seja um cidadão, mas tenha coragem, tenha constituição, ter as leis, tudo isso a gente tem que obedecer, mas se não tiver coragem, fica na estrada'. Eu fui candidato a prefeito duas vezes no interior, tomaram a eleição, inclusive um deputado que ainda hoje está na Alepi”, disse.
O prefeito derrotado ainda acrescentou: “Eu cometi erros? Cometi, mas não estou decepcionado com a minha gestão”.
Dr. Pessoa teve pouco mais de 10 mil votos, enquanto os vereadores de sua base tiveram mais de 60 mil. Sobre a diferença de números ele respondeu que não ficou chateado com o resultado nas urnas.
“Não estou chateado, não estou com a faca no pescoço. Uma coisa estranha, como é que eu vou em várias reuniões, eu era abraçado, uma coisa fantástica e os votos não aparecem. Eu conheço a minha história e a minha caminhada”, destacou.
Transição para Silvio Mendes
O atual prefeito também falou sobre o processo de transição para a gestão de Silvio Mendes a partir de janeiro de 2025. O prefeito eleito vai entrar em contato para agendar uma reunião. Questionado, Dr. Pessoa disse que Mendes ainda não o contactou, mas que, por problemas de saúde, vai indicar outra pessoa para se reunir com Silvio para iniciarem a transição.
Em uma disputa histórica, Silvio Mendes, de 75 anos, do União Brasil, foi eleito prefeito de Teresina ainda no 1º turno das Eleições 2024 com mais de 52% dos votos neste domingo (06). Com 100% das urnas apuradas, Silvio obteve 52,19%, o que equivale a 239.848 votos. Em segundo lugar, Fábio Novo, do PT, 43,26%, 198.794 votos. A diferença entre eles foi mais de 41 mil votos.