Partidos definem convenções de pré-candidatos à prefeitura de Teresina; confira datas e locais

De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolha de candidatos

As Convenções partidárias de cinco pré-candidatos à Prefeitura de Teresina serão realizadas neste sábado, dia 20 de julho. As convenções são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações, união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições. 

Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral; Fábio Novo, Sílvio Mendes, Dr. Pessoa, Telsírio Alencar e Tonny Kerley escolheram o dia 20 para oficializarem suas candidaturas.

  

Fábio Novo e Silvio Mendes
Reprodução

   

A convenção de Sílvio Mendes (União Brasil), acontece às 9h no Atlantic City, bairro São João. Já a de Fábio Novo (PT) acontece no às 17 horas, na Arena Teresina Shopping, bairro Noivos.

Dr. Pessoa (PRD), que disputará a reeleição, também fará sua convenção no dia 20, no Teresina Hall, bairro Ininga. Tonny Kerley (NOVO) fará a sua no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina, bairro Cabral. Telsírio Alencar, do Mobiliza, também fará sua convenção no sábado; o evento dele ocorrerá às 9h no Sítio Cantã. 

  

Dr. Pessoa e Tonny Kerley
A10+/ Divulgação

 

Santiago Belizário (UP) confirmou sua convenção para o dia 24 de julho, às 18h, no Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal. Já Geraldo Carvalho, do PSTU, realizará sua convenção no dia 30 de julho, às 18h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina. O pré-candidato Francinaldo Leão (Psol) ainda não anunciou a data de sua convenção. 

De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. 

O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 6 de outubro. Se necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro. A TV Antena 10 fará uma mega cobertura sobre o pleito municipal deste ano, inclusive com debate para o 1º turno marcado para setembro, em horário nobre, com os candidatos à prefeitura de Teresina.