Piauí contabiliza mais de vinte renúncias de candidaturas para as eleições deste ano; veja a lista

No total, o estado possui 8.917 candidaturas registradas, sendo que 8.041 aguardam julgamento e 876 já foram deferidas

O Piauí contabilizou 22 renúncias de registros de candidaturas até esta sexta-feira (30). Os dados estão disponíveis no site DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)No total, o estado possui 8.917 candidaturas registradas, sendo que 8.041 aguardam julgamento e 876 já foram deferidas.

 

Urna Eletrônica
Marcelo Camargo / Agência Brasil

   

Dentre as renúncias, há a candidata Edilene Alves (MDB), que não disputará mais Prefeitura de Demerval Lobão. Em Várzea Branca, Idevaldo Ribeiro (PP) também desistiu de concorrer pela prefeitura. Já em Palmeirais, Marcos Almeida (PP) renunciou a candidatura a vice. Os demais nomes que constam na lista recuaram sobre as candidaturas para vereador (a).

A fase de análise dos pedidos apresentados é feita por juízas e juízes eleitorais de primeira instância. O dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.

Segundo o TSE, o quantitativo de candidaturas somente será fechado após a eleição, uma vez que pode haver alterações no número de candidatos em razão de casos de falecimento, renúncia, indeferimento de registros, entre outros.

Confira a lista das renúncias