(Atualizada às 20h53)
Em uma disputa histórica, Silvio Mendes, de 75 anos, do União Brasil, foi eleito prefeito de Teresina ainda no 1º turno das Eleições 2024 com mais de 52% dos votos neste domingo (06). Com 100% das urnas apuradas, Silvio obteve 52,19%, o que equivale a 239.848 votos. Em segundo lugar, Fábio Novo, do PT, 43,26%, 198.794 votos. A diferença entre eles foi mais de 41 mil votos.
Com a vitória, a partir de 1º de janeiro de 2025, Silvio iniciará o terceiro mandato à frente da prefeitura de Teresina, sendo este o 1º no partido União Brasil. Ainda nesta noite, Silvio fará um pronunciamento acerca da vitória durante coletiva de imprensa. Dr. Pessoa, do PRD, que tentava a reeleição, ficou em terceiro lugar na disputa municipal com apenas com 2,20%, o que representa 10.131 votos.
Após uma campanha agressiva e com diversas pesquisas que, na maioria das vezes, apontavam Fábio Novo (PT) na frente, Silvio desbanca o grupo do governo e enterra, pelo menos nos próximos 4 anos, a possibilidade do PT assumir o Palácio da Cidade. A sigla, que tem como maior líder o presidente Lula, nunca venceu uma disputa na capital piauiense.
No comitê da vitória, o vice-prefeito eleito Jeová Alencar (RP) destacou que a cidade vai se organizar como era antes e agradeceu a vitória ao povo de Teresina. "É uma vitória linda, que realmente representa o sentimento do povo, essa luta de todos nós. A vitória é de Teresina, uma cidade que vai voltar a sorrir, uma cidade que vai se organizar como era antes. Com Silvio Mendes, com o Jeová e com todos nós, formar essa equipe boa para cuidar da cidade, cuidar do povo", disse.
Leia também:
"Maior missão da minha vida e será cumprida", diz Silvio Mendes em primeiro discurso após ser eleito prefeito de Teresina
Ao lado de seu vice-prefeito, Jeová Alencar do Republicanos, o atual prefeito destaca em seu plano de governo a implantação da Plataforma de Gestão Digital da Prefeitura de Teresina. O documento que será "um passo importante para a Gestão Municipal e para os teresinenses, porque diversos serviços serão prestados de forma on-line, sem a necessidade de comparecer pessoalmente, sem filas, reduzindo a burocracia e o tempo".
Os serviços que poderão ser resolvidos de forma digital irão compor as áreas da Saúde, Educação, Gestão, Transporte Público, entre outros, além da implementação de um Parque Tecnológico Municipal.
"Este parque será um polo de atração para empresas de tecnologia e startups, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias e colaboração. [...] Este projeto não apenas catalisará o crescimento tecnológico local, mas também posicionará a cidade como um líder em inovação e desenvolvimento sustentável, atraindo talentos e investimentos de todo o mundo. A implementação do Parque Tecnológico Municipal de Teresina é uma peça chave na estratégia de longo prazo para transformar a economia local e melhorar a qualidade de vida da população.", explica.
Outro ponto em destaque do documento é um "Novo Olhar para o Centro", onde são detalhadas ações de melhorias para a região, incluindo revitalização de praças, construção de banheiros públicos, iluminação pública, e a instalação de boxes de informações do Fala Teresina. "Totens de autoatendimento para acesso a serviços públicos pela população e receber reclamações para melhorias.
Clique aqui e veja o plano de governo de Silvio Mendes
Biografia de Silvio Mendes
Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico e natural da cidade de Campo Maior. Filho de Silvio Mendes, comerciário, e de Isaura Cronemberger, mãe de oito filhos, foi eleito e reeleito prefeito de Teresina (2004 a 2010) com mais de 70% dos votos. Deixou a gestão com 92% de aprovação.
Foi Secretário Municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos, nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho.
Estudou no Ginásio Santo Antônio em Campo Maior, no Liceu Piauiense em Teresina e cursou medicina na Universidade Federal de Pernambuco. É especialista em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo.
Casado com a médica neurologista Maria Inês, com quem tem 3 filhas, ele atuou como Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e do Ministério da Saúde. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Foi presidente da Associação Piauiense de Medicina, membro Titular do Conselho Regional de Medicina-Piauí, eleito Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde por dois mandatos e membro Titular do Conselho Nacional de Saúde por dois mandatos.