Tribunal Superior Eleitoral aprova envio de tropas federais para 170 municípios do Piauí; veja lista

Segundo o TSE, objetivo é garantir uma eleição segura e livre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira (24) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições em 170 municípios do Piauí. Soldados das Forças Armadas serão enviados as cidades do estado para garantir uma eleição segura e livre.

As localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos, cenário acirrado de disputa durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares. Os pedidos de envio de forças foram feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para garantir a normalidade da eleição.  

  

Tribunal Superior Eleitoral aprova envio de tropas federais para 170 municípios do Piauí Marcelo Camargo / Agência Brasil

   

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse que o objetivo do auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. Ela destacou, ainda, que os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados.

Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

“O objetivo do auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. O envio de tropas federais reforça a segurança, juntamente com os policiais militares do Piauí. É mais uma tranquilidade, o TSE aprovou nossa requisição que é um pedido dos próprios juízes que temiam pela segurança das eleições”, disse o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Veja a lista de locais que receberão tropas federais: