O jornalista Thonny Black teve seu celular recuperado pela Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (02) após sofrer uma ação violenta de criminosos nas proximidades da TV Antena 10, na zona Sul de Teresina. O crime ocorreu em outubro de 2023 e o celular foi recuperado durante as apreensões realizadas pelas forças de segurança do estado.
Na ocasião do crime, o repórter cinematográfico Cipriano Alves chegou a levar uma coronhada de um dos bandidos durante a tentativa de assalto. Um tiro disparado contra o carro de reportagem da TV Antena 10 passou de raspão pelo cinegrafista, que estava na direção.
O aparelho roubado foi encontrado pelos policiais e devolvido ao repórter na manhã desta quarta (02) durante o Piauí no Ar, ao vivo. "Acabo de receber das mãos do delegado Matheus Zannata o meu celular. Eu andava no dia e o assaltante levou", disse o jornalista.
Com o novo aparelho em mãos, Thonny brincou que agora com a devida nota fiscal ele venderá legalmente. "Aqui a nota fiscal e também o BO que eu prestei na polícia. Aqui meu celular de volta e vou vender um deles, não vou ficar com os dois", disse.
O governo federal está se mobilizando para coibir o roubo de celulares. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, a ideia é disparar mensagens para aparelhos furtados e roubados que foram habilitados em uma nova linha.
"O governo federal está se movimentado para apresentar o projeto de lei que aumenta em até 50% a pena do receptador simples, que é a feita pelo consumidor final e a receptação qualificada que é aquela feita por lojas físicas e virtuais. Eu acho importante que a pena seja aumentada porque atualmente a pena está muito branda o que gera impunidade e consequentemente reincidência. Só existe furto e roubo de celulares porque tem quem compre", destacou.