O filme Avatar tem um marco histórico: é o longa de maior bilheteria no cinema mundial, e não podia ser por menos. A obra de James Cameron foi lançada em 2009 e marcou o início do cinema em 3D.
Quase 13 anos depois o filme terá a tão aguardada sequência, e o motivo da demora é: o perfeccionismo de James Cameron.
O diretor, conhecido também por outro clássico Titanic, não queria entregar algo sem preparação e qualidade. Esse tipo de questão pesou na decisão da Fox em relação à sequência de Avatar.
Tecnologia avançada
Avatar tem um alto custo de pré e pós produção, além de ser muito trabalhoso. Cameron esperou pelo aprimoramento da tecnologia para trazer a sequência para outro nível técnico e estético, uma vez que Avatar estava à frente do nosso tempo.
Para a sequência, James Cameron teve a ambição de criar um novo universo ambientado nas profundezas do mar e, assim, conseguir lançar novas tendências cinematográficas.
Nova história
Em Avatar: O Caminho da Água, após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney'tiri formaram uma família, mas têm que lutar para ficarem unidos. O filme tem previsão de estreia para dezembro de 2022.