O professor Tonny (Novo) deu o primeiro passo na carreira política ao se lançar candidato a prefeito de Teresina este ano. Com discurso antipetista, conseguiu se aproximar de parte considerável do eleitorado teresinense.
Tonny obteve 6.169 votos, total que representa 1,34% dos votos válidos, se consolidando como o quarto mais votado na capital.
A partir do resultado atestado nas urnas, ele acredita que teve o desempenho limitado pelo sentimento de polarização entre Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (UB) que provocou o chamado voto útil e o fim do pleito logo no primeiro turno.
“Nós deixamos uma marca e imagem extremamente positivas. As pessoas reconheceram as nossas propostas como as melhores, mas resolveram votar no Silvio por conta do sentimento antipetista. Pelo nosso mapeamento, nós perdemos cerca de 35 mil votos na reta final para o voto útil”, avalia Tonny.
O administrador e economista não descarta uma nova candidatura já na próxima eleição. Os próximos passos vão depender do cenário político.
“Nós vamos continuar na política e concorrer em 2026. Vamos avaliar qual o melhor caminho. A candidatura vai depender do contexto local e da situação do Partido Novo a nível nacional”, finalizou.