PSD e MDB devem manter “coligação cruzada” em 2026

As duas siglas planejam a ampliação das bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa

Na manhã desta segunda-feira (02) representantes do PSD e do MDB no Piauí se reuniram para debater estratégias eleitorais para 2026.

Estiveram presentes o senador Marcelo Castro, o vice-governador Themístocles Filho, os deputados federais Castro Neto e Marcos Aurélio Sampaio, os deputados estaduais Dr. Hélio Oliveira, João Madison, Simone Pereira, Henrique Pires, Georgiano Neto, o suplente Tiago Vasconcelos e o prefeito eleito de Picos, Pablo Santos.

  

Georgiano Neto e Marcelo Castro Eliézer Rodrigues / Portal A10+

   

Em 2022 as duas siglas adotaram uma estratégia que ficou conhecida como “coligação cruzada”, em que o PSD formou uma chapa com candidatos a deputado federal dos dois grupos e o MDB lançou uma chapa com candidatos a deputado estadual, também das duas siglas.

Ao final, o PSD conquistou três das dez vagas para deputados federais e o MDB conquistou nove das 30 vagas da Assembleia Legislativa. Após o encontro de hoje, as duas siglas sinalizaram para a repetição da estratégia na próxima eleição estadual.

“A intenção é manter a coligação que nós fizemos na eleição passada. A opinião de todos os presentes é favorável”, confirmou o senador Marcelo Castro, presidente regional do MDB.

  

PSD e MDB devem manter “coligação cruzada” em 2026 Eliézer Rodrigues / Portal A10+

   

A projeção é de ampliação das bancadas em consonância com as candidaturas majoritárias para o Senado.

“Os dois partidos abraçam o projeto majoritário de cada um [Senado]. A projeção é eleger pelo PSD quatro ou cinco deputados federais e doze ou treze deputados estaduais pelo MDB”, enfatizou o deputado estadual Georgiano Neto.

A reunião de hoje foi a primeira para tratar oficialmente do assunto. Outras devem acontecer futuramente.