Presépio assinado por artesãos teresinenses está aberto à visitação no Parque da Cidadania

O presépio também destaca a importância simbólica de São José, pai de Jesus e padroeiro dos artesãos

Dezembro chegou trazendo a magia das celebrações natalinas e o Museu de Arte Santeira do Parque da Cidadania, no Centro de Teresina, abriu ao público o tradicional Presépio Natalino. As peças estão disponíveis para visitação e contemplação durante todo o mês.

O Presépio reúne as figuras de Jesus, Maria, José, o Anjo da Anunciação, os Três Reis Magos e animais, todos esculpidos em madeira. As peças são assinadas por artesãos renomados e habilidosos da capital: Mestre Filho, Mestre Dico, Mestre André, Mestre Dim, Mestre Álvaro, Mestre Albertino (in memoriam) e Mestre Costinha (in memoriam). Todos são grandes representantes da beleza e da tradição da arte santeira piauiense.

  
Presépio assinado por artesãos teresinenses está aberto à visitação no Parque da Cidadania Reprodução
 
 
 

Além de contemplar a cena do nascimento de Jesus Cristo, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a riqueza cultural das peças. As obras evidenciam o trabalho minucioso dos mestres teresinenses, que, ao longo dos anos, têm mantido viva a tradição natalina por meio da escultura em madeira.

O presépio também destaca a importância simbólica de São José, pai de Jesus e padroeiro dos artesãos, reafirmando o papel da arte santeira na preservação da fé e na valorização da cultura do povo piauiense.

A Galeria de Arte Santeira do Parque Estação Cidadania fica instalada na antiga casa de máquinas e reparo de trens, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A visitação ao Presépio Natalino é gratuita e aberta ao público. A Galeria de Arte Santeira, idealizada e mantida pela Prefeitura de Teresina, está aberta ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 10h e das 16h às 19h.