(Atualizada às 18h04)
Um avião de médio porte caiu no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo, às 13h28, desta sexta-feira (9). A aeronave é da companhia VOEPASS, antiga Passaredo, e saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50. A prefeitura de Valinhos informou que as 61 pessoas que estavam no avião morreram.
A companhia aérea confirmou a queda da aeronave envolvendo o voo 2283. No avião tinham 57 passageiros e quatro tripulantes. A companhia divulgou o telefone 0800 9419712, disponível 24h, para prestar informações a todos os passageiros, familiares e colaboradores. O avião realizou 13 voos nas últimas 48 horas. Entre os principais destinos do período estão São José do Rio Preto, Caxias do Sul e Ribeirão Preto. A Polícia Federal investigará o caso.
De acordo com o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida. O avião estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O avião é um ATR-72-500, fabricado em 2010, e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O avião de médio porte realizou 13 voos nas últimas 48 horas. Entre os principais destinos do período estão São José do Rio Preto, Caxias do Sul e Ribeirão Preto.
O voo que terminou em acidente era o quarto desta sexta-feira, todos com partida ou destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O primeiro deles foi às 0h12 e partiu de Guarulhos para Ribeirão Preto. Às 5h32, cerca de quatro horas e meia após aterrissar, fez o voo de volta para Ribeirão Preto.
Às 9h06, decolou de Guarulhos para Cascavel, onde pousou às 11h17. Após quarenta minutos na pista, decolou da cidade paranaense com destino a São Paulo, mas caiu no bairro Capela, na região de Vinhedo, às 13h28.
De acordo com informações do Balanço Geral, a aeronave caiu em um condomínio de casas em Vinhedo. A Defesa Civil-SP informou que algumas casas na região foram atingidas e depois a aeronave explodiu.
A princípio sete equipes do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local, mas novos profissionais foram chamados. Os hospitais de Campinas, Jundiaí e região já foram mobilizados para receber os passageiros e a tripulação.
O acidente pode ter sido resultado de uma falha mecânica progressiva que fez o piloto perder o controle e ainda será investigada. O Corpo de Bombeiros está em operação para conter o fogo e garantir a segurança local, ao lado da Defesa Civil e da polícia local.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Veja lista das vítimas do trágico acidente
De acordo com a empresa, havia 61 pessoas na aeronave: 57 passageiros e 4 tripulantes. Veja a lista dos passageiros e tripulantes:
- ROSANGELA SOUZA
- ELIANE ANDRADE FREIRE
- LUCIANI CAVALCANTI
- JOSE FER
- DENILDA ACORDI
- MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
- JOSE CLOVES ARRUDA
- NELVIO JOSE HUBNER
- GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
- RONALDO CAVALIERE
- SILVIA CRISTINA OSAKI
- WLISSES OLIVEIRA
- HIALES CARPINE FODRA
- DANIELA SCHULZ FODRA
- REGICLAUDIO FREITAS
- SIMONE MIRIAN RIZENTAL
- JOSGLEIDYS GONZALEZ
- MARIA PARRA
- IOSLAN PEREZ
- MAURO BEDIN
- ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
- ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
- KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
- MAURO SGUARIZI
- LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
- MARIA VALDETE BARTNIK
- RENATO BARTNIK
- HADASSA MARIA DA SILVA
- RAPHAEL BOHNE
- RENATO LIMA
- RAFAEL ALVES
- LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
- ADRIELLE COSTA
- LAIANA VASATTA
- ANA CAROLINE REDIVO
- JOSE CARLOS COPETTI
- ANDRE MICHEL
- SARAH SELLALANGER
- EDILSON HOBOLD
- RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
- LIZIBBA DOS SANTOS
- PAULO ALVES
- PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
- ROSANA SANTOS XAVIER
- THIAGO ALMEIDA PAULA
- ADRIANA SANTOS
- DEONIR SECCO
- ALIPIO SANTOS NETO
- RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
- ADRIANO DALUCA BUENO
- MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
- DIOGO AVILA
- LUCIANO TRINDADE ALVES
- ISABELLA SANTANA POZZUOLI
- TIAGO AZEVEDO
- MARIANA BELIM
- ARIANNE RISSO
- DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
- RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
- HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
- DANILO SANTOS ROMANO (tripulante)