Um homem de 53 anos tentou invadir o Palácio do Planalto, local oficial de trabalho da presidência da República, na madrugada desta quarta-feira (10), foi detido por balas de borrachas e preso pela Polícia Federal. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da presidência), o episódio ocorreu por volta das 3h.
O homem, identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, é natural de Santa Catarina.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ele tentou subir a rampa do palácio, a mesma por onde o presidente da República e outras autoridades passam durante solenidades, como visitas de Estado de líderes de outros países e a posse presidencial.
Antes de efetuar os disparos de borracha, a guarda presidencial advertiu-o verbalmente, sem sucesso. Como Leonildo seguiu caminhando, os tiros foram feitos e atingiram a perna e o quadril, “sem gravidade”, segundo a Secom.
Após ser detido, ele foi levado à Polícia Federal para registro da ocorrência. O episódio é investigado pela PF.
Outros casos
Em fevereiro de 2024, um motorista tentou invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, com um carro.
O veículo foi localizado com os pneus rasgados e um amassado na lataria. O condutor foi localizado em um condomínio próximo ao palácio e levado à Superintendência da PF para prestar depoimento.
A tentativa de invasão teria ocorrido por volta das 6h, quando o homem tentou furar o bloqueio da rua que dá acesso aos Palácios do Alvorada e do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República.
Ele teria ignorado a ordem de parada dada pelos agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que então dispararam contra o carro.
Após os tiros, o veículo retornou e atravessou a barreira de pregos, sendo, então, alvo novamente. Depois do segundo disparo, o carro deixou o local com um pneu furado.