A pequena Eloá Crystine Pereira Ramos, de apenas 2 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (19), na cidade de Pavussu, interior do Piauí, depois de se engasgar com um caroço de pitomba. A menina foi atendida pela equipe médica de plantão de uma UBS da cidade, mas não resistiu. A prefeitura disse, em nota, que o caso foi uma fatalidade.
A menina estava com os pais no momento que se engasgou e foi levada para a unidade de saúde da cidade. Porém, mesmo com o atendimento, ela faleceu. Em nota, a Prefeitura informou que havia uma equipe de plantão no momento que a criança chegou para atendimento.
“O que aconteceu hoje dentro da nossa UBS, foi uma fatalidade, que infelizmente não pôde ser evitada a tempo. Quando a paciente chegou ao local de atendimento, já não foi possível reverter a situação, apesar de ter sido atendida pelo médico que faz parte da equipe e pela enfermeira”, declarou.
Ainda segundo a Prefeitura, existem duas UBSs na cidade, que funcionam para atendimento de promoção e prevenção de saúde, nos turnos da manhã e tarde. Mas devido a necessidade de profissionais para casos mais urgentes são mobilizadas uma equipe de plantão.
“A gestão sempre preocupada em amparar a população, deixou disponível enfermeiros de plantão no turno da noite e aos finais de semana para atender pacientes em casos de urgência. Profissionais esses capacitados e de extrema qualidade”.