Defesa Civil inicia atividades do Projeto Banho Seguro 2025 e dá dicas de como manter os cuidados para evitar afogamentos

Em 2025, a campanha se expandiu para incluir ainda mais municípios, com o objetivo de alcançar diversas áreas ribeirinhas e de grande fluxo turístico.

Com o objetivo de reduzir os riscos de afogamentos e aumentar a segurança dos banhistas em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) deu início às atividades do Projeto Banho Seguro 2025. A iniciativa, que já está em andamento em diversos municípios do Estado, busca conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante os banhos em áreas naturais, além de promover a capacitação de moradores e turistas.

O Projeto Banho Seguro é desenvolvido pela Sedec, em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI). Em 2024, a campanha foi implementada nas cidades de José de Freitas, Bocaina, Paulistana, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II. 

  
Defesa Civil dá dicas de segurança durante banhos em cachoeiras, lagos e rios
Divulgação
 
 
 

Neste ano, os municípios de Batalha e Esperantina já aderiram ao projeto e, em cada uma dessas localidades, a Defesa Civil realiza atividades de conscientização, sinalização de segurança e capacitação de moradores e turistas para reduzir os riscos de afogamentos, garantindo a proteção da vida nas áreas de banho.

No município de Batalha, a coordenação local já está se preparando para ações de sinalização e treinamento de moradores e comerciantes próximos a áreas de risco, como a Cachoeira do Urubu e a Cachoeirinha do Riacho Grande, que atraem grande número de turistas e moradores locais. Em Esperantina, a capacitação será focada, principalmente, em estudantes e moradores das regiões com áreas de banhos mais procuradas.

Francisco Wellington, coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, destacou que a atuação da Defesa Civil tem sido essencial no fortalecimento da rede de proteção e afirmou que o trabalho em conjunto entre o estado e os municípios fortalece as ações de conscientização e capacitação, trazendo segurança para a população que frequenta essas áreas de banho.

“O Projeto Banho Seguro é uma prioridade para nós, pois sabemos da importância de prevenir tragédias e educar a população sobre os cuidados necessários nas áreas de banho. Nosso trabalho em parceria com os municípios tem sido fundamental para alcançar um maior número de pessoas e reduzir os incidentes de afogamento no estado”, explicou.

Com essas ações, a Defesa Civil espera reduzir significativamente os riscos de acidentes em áreas de banho e salvar vidas, conscientizando os banhistas sobre a importância da segurança e do respeito aos sinais de advertência. 

Dicas de prevenção para afogamentos

A campanha Banho Seguro também disponibiliza uma cartilha com instruções detalhadas de segurança para quem frequenta áreas de banho, além de oferecer suporte para situações de emergência. Dentre as principais orientações estão: