O governador Rafael Fonteles inaugurou, na tarde desta sexta-feira (20), o novo Espaço da Cidadania, localizado no segundo piso do Teresina Shopping e que começa a funcionar já na próxima segunda-feira (23). O espaço saiu do Shopping Rio Poty para esse novo local, onde estão disponíveis os mais diversos serviços ofertados pelo Governo do Estado, além de orientações de como utilizar os formatos digitais.
“Nossa ideia é tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, isso significa que o cidadão poderá resolver seus problemas burocráticos na internet. Mas, nem todo mundo tem acesso à internet e, por isso, temos que continuar com as salas de atendimento na capital e no interior. E aqui, com essa nova instalação, é um ambiente para facilitar e desburocratizar a vida do cidadão que quer resolver um problema, muitas vezes, no Detran e outras áreas do governo, com atendimento de altíssima qualidade, ágil, confortável e usando a tecnologia", disse Rafael Fonteles.
A tecnologia está presente de diversas formas dentro do Espaço da Cidadania. De acordo com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, aquele cidadão que não tem acesso aos serviços digitais poderá receber orientação no local. “Ao tempo em que o cidadão está no shopping, ele pode resolver alguma pendência, pode acessar um serviço público e, dentro do espaço, a Etipi está colocando aqui seu totem com o aplicativo principal do governo digital, que é o Gov.pi Cidadão. Então, o cidadão chega para ser atendido, vê uma fila no guichê e ele pode resolver pelo totem, no modelo de autosserviço, podendo diminuir seu tempo aqui dentro do espaço”, disse Ellen Gera.
O secretário de Administração, Samuel Nascimento, comentou sobre os serviços que passam a ser ofertados na nova estrutura. “A gente fica muito feliz com a abertura deste espaço, num novo conceito de atendimento ao cidadão com serviços integrados. Aqui você consegue acessar mais de 15 órgãos do governo, mais órgãos parceiros. A gente acredita que essas inovações colocam o atendimento ao público em outro patamar. Temos servidores disponíveis, estagiários e outros profissionais para auxiliar no atendimento. Entre as novidades, temos a digitalização dos serviços, um atendimento mais dinâmico e ágil, o Gov.pi Cidadão está presente aqui em totem", destacou.
Para o presidente do Grupo Claudino, proprietário do Teresina Shopping, João Claudino Júnior, o espaço foi pensado para garantir conforto ao usuário. “É a maior estrutura de cidadania e, por que não dizer, a melhor estrutura de cidadania do Estado? Estamos entregando o Espaço da Cidadania, numa área totalmente nova, praticamente voltada não apenas para o melhor atendimento por parte do estado, mas dentro de um conforto desejado por parte de todo e qualquer usuário”, declarou.
Funcionamento
O Espaço da Cidadania abrirá para atendimento na próxima segunda-feira (23) e vai funcionar das 7h30 às 17h30. Estarão disponíveis os serviços do Detran-PI, Sine, Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Secretaria de Fazenda (Sefaz), Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi), Junta Militar, Águas de Teresina, Equatorial, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Justo Acesso, Conselho Regional de Enfermagem (Coren), OAB-PI, Conselho Regional de Administração (CRA), Delegacia e Prefeitura de Teresina.
A Sead possui 55 Espaços ou Salas de Cidadania no Piauí. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso. Somente em Teresina, são quatro unidades: Grand Shopping Dirceu, Show Auto Mall, Polo Piauí Center e, agora, no Teresina Shopping.