A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), juntamente com representantes dos blocos de carnaval de Teresina, participou de uma reunião com o prefeito Silvio Mendes, nesta quarta-feira (07), para tratar da organização do período carnavalesco na capital. Durante o encontro, ficou definido que Teresina terá, oficialmente, Carnaval em 2026, como revelado em 1ª mão pela TV Antena 10 na terça (06).
A reunião teve como foco o alinhamento institucional e o reconhecimento da importância dos blocos tradicionais para a cultura popular da cidade. Na ocasião, foram identificados os principais blocos em atividade, com programações distribuídas entre o sábado e a terça-feira de Carnaval, contemplando todas as zonas urbanas da capital.
As manifestações carnavalescas em Teresina têm caráter comunitário e ampla participação popular, reunindo um grande número de pessoas e gerando impactos diretos na dinâmica urbana, social e econômica do município. Somente durante o período carnavalesco, a circulação de foliões chega a ultrapassar 120 mil pessoas, segundo estimativas apresentadas durante a reunião.
Durante o encontro, o prefeito Silvio Mendes destacou a relevância do Carnaval como expressão cultural e momento de convivência coletiva. “Este ano vai ter Carnaval. São mais de 120 mil pessoas reunidas durante o período, em diferentes dias e locais da cidade. O Festejo Popular, como sempre foi, é gratuito, sem abadás, aberto a quem quiser participar. Vamos fazer o possível para garantir segurança, organização e civilidade. Teresina é uma cidade pacífica, que merece ser feliz, e o Carnaval é uma forma de ser feliz”, afirmou.
A programação completa do Carnaval de Teresina 2026 será divulgada posteriormente pelos canais oficiais de comunicação da Fundação Municipal de Cultura.