Gás do Povo: recarga gratuita de botijão de gás começa segunda-feira (24) em Teresina

No Piauí, mais de 450 mil famílias têm direito ao benefício

Começa a valer, na próxima segunda-feira (24), o programa Gás do Povo, nova política do Governo Federal que oferece recarga gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda. Nesta primeira fase, a implementação será em 10 capitais, dentre elas Teresina, garantindo dignidade e segurança alimentar às pessoas mais vulneráveis.

O programa Gás do Povo substitui o “Auxílio Gás” e tem como objetivo ampliar o acesso gratuito ao gás de cozinha a mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em todo o Piauí, mais de 450 mil famílias têm direito ao benefício, segundo a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc). Destas, 208 mil já recebiam o antigo “Auxílio Gás”, e outras mais de 200 mil serão incluídas a partir de uma busca ativa realizada pelos municípios.

 
Gás do Povo: recarga gratuita de botijão de gás começa segunda-feira (24) em Teresina
Marcello Casal/Agência Brasil
 

Para o secretário da Sasc, João de Deus, o programa representa um avanço em justiça energética e social. “O programa tem impacto direto na renda e na saúde das famílias, porque muitas pessoas ainda cozinham com lenha, o que prejudica a saúde. Com o Gás do Povo, garantimos que essas famílias possam acessar uma fonte de energia mais segura e adequada, promovendo justiça energética e social. É uma medida que reduz desigualdades, amplia a proteção das famílias mais vulneráveis e assegura um direito básico, cozinhar com dignidade”, destacou.

Quem tem direito

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e que possuam renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo, com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família.

No Piauí, 900 mil famílias estão registradas no CadÚnico, e aquelas que atendem aos critérios poderão acessar o programa.

Revendas autorizadas

O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, em revendas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. Famílias com até quatro pessoas terão direito a quatro vales-recarga de botijões por ano, enquanto famílias com cinco pessoas ou mais poderão fazer seis recargas.

 
No Piauí, mais de 450 mil famílias têm direito ao benefício
Foto: Gabriel Paulino
 

O beneficiário poderá comprovar o direito ao vale pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular. As revendas de gás estão sendo cadastradas pela Caixa Econômica Federal, e somente os estabelecimentos habilitados poderão receber o pagamento do benefício.

Confira o acesso ao serviço de consulta à rede de revendedores através do link. 

Caso o usuário não tenha cadastro na CAIXA, basta realizar.

Qual a diferença do programa Gás do Povo para o Auxílio Gás dos Brasileiros?

No modelo anterior (Auxílio Gás), o benefício era pago em dinheiro. Agora, será oferecida a gratuidade na recarga do botijão de 13 kg (GLP). A Caixa Econômica Federal vai distribuir vales-recarga, cadastrar as revendedoras participantes e validar os meios de acesso do usuário. A retirada da recarga gratuita passará a ser feita diretamente nas revendas credenciadas, sem intermediação de pagamento em dinheiro.

O Governo Federal estima que o programa atenda mais de 15 milhões de famílias em todo o país, garantindo acesso regular ao gás de cozinha por meio de um modelo totalmente digital e com validação automática da compra. A Caixa Econômica desenvolveu uma cartilha com todas informações sobre o programa, você confere nesse link.