Governo do Estado assina desapropriação de áreas na zona Sudeste de Teresina para ampliação do metrô

O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença

O Governo do Piauí decretou a desapropriação de áreas no Parque Ideal e no Renascença, ambos na zona sudeste de Teresina. A medida foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (03) e visa a requalificação e ampliação do metrô para outros pontos da Capital. 

O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença para a execução de obras de revitalização, modernização e melhorias do Metrô.

 

Metrô de Teresina
TV Antena 10

 

O documento considera a desapropriação como urgente, para efeito de imissão provisória do Estado na posse da área a ser expropriada. A Secretaria de Estado dos Transportes vai ficar responsável por desempossar as terras e cabe à Secretaria de Estado da Administração dar apoio técnico e logístico. 

A Procuradoria-Geral do Estado deve adotar as medidas necessárias à efetivação da desapropriação, por indenizados aos proprietários ou por meio judicial. 

Primeira etapa da ampliação

No dia 12 de novembro, o governador Rafael Fonteles inaugurou a nova estação no bairro Colorado, na zona sudeste da capitalNa solenidade, ele anunciou que o metrô de Teresina terá tarifa zero a partir de janeiro de 2025.

Com investimentos de R$ 9.469.015,14, a estação do Colorado faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões, como o Gurupi, São Sebastião e Renascença.