Prefeito Silvio Mendes reúne secretários e discute medidas após forte chuva em Teresina

Forte temporal provocou a queda de árvores e deixou vários bairros sem energia; reunião ocorreu neste sábado (04)

(Atualizada às 12h33)

O prefeito Silvio Mendes reuniu secretários para definir medidas a respeito do impacto da forte chuva que atingiu Teresina, nessa sexta-feira (03). O temporal provocou queda de árvores e alagamentos em diversos pontos da cidade.

Entre os encaminhamentos, os gestores vão agilizar a limpeza urbana, em especial nos locais próximos dos bueiros e das galerias. Na zona rural, mutirões de limpeza já estão programados para acontecer nos próximos dias. Conforme Silvio, a meta é deixar a cidade limpa até o final de janeiro de 2025. Outra discussão foi a sinalização de trânsito durante e após as chuvas. O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel, pontuou 70 ocorrências de sinais desligados por falta de energia; as ações serão alinhados com a Equatorial Piauí.

Durante a reunião, o prefeito Silvio Mendes ressaltou a necessidade de assistência rápida aos grupos vulneráveis, como as pessoas em situação de rua que, muitas vezes, não possuem lugar apropriado para se proteger durante a chuva. “Ontem, cerca de 20 pessoas foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social. Formamos um grupo para trabalhar. Se somarmos os esforços, com certeza vamos estar preparados para o que vier pela frente”, disse o prefeito.

  

Prefeito reúne secretariado para tratar sobre chuvas em Teresina Junior Medeiros/ TV Antena 10
   

O superintendente de Desenvolvimento Urbano – Norte, Alan Brandão, comentou que as equipes estiveram nas ruas da região durante e após a chuva para traçar um plano estratégico de prevenção.

“Os primeiros passos, como doutor Silvio tem dito para gente, é ver a questão da limpeza pública; identificar os pontos de alagamentos e inundações que são comuns na zona norte de Teresina. Ontem, com a chuva, tivemos alguns transtornos, mas prontamente a equipe atendeu à demanda e recolheu galhos e árvores”.

Já o coronel Nunes, secretário de Defesa Civil, acompanhou algumas ações de corte e recolhimento das árvores, como na Avenida Centenário, na zona Norte de Teresina. Nunes pede que a população colabore com a gestão municipal nas ações preventivas. “A gente trabalha com prevenção e orienta à população que ajude os órgãos: se uma árvore oferece danos, que providencie o corte”.

Com as ocorrências, aproximadamente 20 mil moradias ficaram sem energia elétrica por causa da quebra de postes e rompimento de cabos. Segundo o gerente tático de experiência do Cliente da Equatoria Energia, Joaquim Milhomem, o fornecimento será restabelecido ao longo do dia. 

"Estamos discutindo ações estruturantes principalmente para atuar em caráter preventivo. Atuamos de forma intensa, triplicando as equipes de trabalho, pois estamos falando de redes destruídas por árvores que são lançadas sobre estas, que exigem trabalho para além da automação, que faz com que consigamos recompor os clientes interrompidos. Mas temos que também tratar os postes quebrados, cabos rompidos as redes destruídas, vamos construir um plano de trabalho cooperado para fazer com que os impactos sejam contornados de forma mais rápida", afirmou.

De acordo com a tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, foram registradas 17 ocorrências. "O corpo de bombeiros já está preparado com equipes montadas para atender essas ocorrências, mas a população pode ajudar observando as árvores nas ruas onde passam, e avisando ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SDUS, algum risco, isso é uma forma preventiva. Não estacione seus carros debaixo de árvores, não transite em área de alagamentos, se abriguem em locais seguros, fiquem atentos a previsão do tempo", detalhou.

A reunião aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com representantes das SDU’s, SDR, Semam, Defesa Civil, Secretaria de Segurança, além da Semcaspi.

Temporal

As equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM)  contabilizaram um total de 12 chamados, dos quais nove foram concluídos e três permaneceram em andamento durante a madrugada de sexta para sábado.


No bairro Real Copagre, uma árvore caiu sobre dois veículos, enquanto na PI-112, que interliga Teresina a José de Freitas, uma árvore de grande porte obstruiu parcialmente a rodovia até sua remoção, já no turno da noite, o que dificultou os trabalhos das equipes.