O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças – Florescer, oferecido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), tem registrado um aumento significativo no número de escutas psicológicas para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Até setembro de 2024, o serviço acolheu 1.527 mulheres, dentre essas, 256 mulheres receberam apoio psicológico por meio da escuta qualificada, uma prática essencial na recuperação de traumas relacionados à violência de gênero e à pobreza.
Um dos marcos do serviço foi a inclusão da escuta qualificada, implementada a partir de 2021, quando o serviço passou a se chamar Florescer – antes, era “Amor de Tia, onde não possuía a escuta qualificada e era aberto somente para mulheres com filhos.
“Com a expansão das unidades do Florescer e o reforço de ações voltadas para o bem-estar emocional das mulheres, reafirmamos o papel da SMPM como uma referência no acolhimento e no atendimento integral. Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres de Teresina tenham o apoio necessário para superar situações de vulnerabilidade e reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a secretária Karla Berger.
“Essa prática proporciona um ambiente de acolhimento onde as mulheres podem expressar suas dores e vivências. É fundamental para a recuperação emocional, principalmente em casos de violência de gênero e vulnerabilidade social”, afirma Joseli Barbosa, psicóloga da SMPM.
Público atendido aumentou dez vez mais
O Serviço também expandiu sua rede com a inauguração das unidades Florescer Sul, em 2022, e Florescer Norte II, em 2023, totalizando cinco unidades em funcionamento.
Os números demonstram o impacto crescente do Florescer:
Em 2022, foram atendidas 1.001 mulheres e 366 crianças, com 180 mulheres passando pela escuta qualificada.
Em 2023, o atendimento subiu para 1.263 mulheres e 448 crianças, e 214 mulheres participaram da escuta qualificada.
Até setembro de 2024, já foram acolhidas 1.527 mulheres e 453 crianças, com 256 mulheres recebendo apoio psicológico por meio da escuta qualificada.