Rafael Fonteles inaugura reforma de escola no bairro Santa Fé, em Teresina, e reforça modernização da rede estadual de ensino

A nova unidade conta com salas climatizadas, biblioteca, laboratórios, refeitório, vestiários e salas de Atendimento Educacional Especializado

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (29), a reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Santa Fé, no bairro Areias, zona sul de Teresina. A unidade foi reconstruída com investimento superior a R$ 2,7 milhões e agora integra o padrão de excelência da rede estadual, com salas climatizadas, biblioteca, laboratórios, refeitório, vestiários, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a sala do Piauí Saúde Digital.

Durante a solenidade, o governador destacou que a obra fortalece a política de modernização da educação piauiense. “Essa escola, que já apresentava bons indicadores, agora, com essa estrutura, vai melhorar ainda mais. Já são mais de 300 unidades neste padrão e, até 2026, chegaremos a 512 escolas em tempo integral, todas equipadas com laboratórios, bibliotecas e espaços adequados. Mas o mais importante são as pessoas, a metodologia e a valorização dos profissionais e estudantes, que vão levar o Piauí a conquistar, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano, a melhor posição entre todos os estados brasileiros”, afirmou Rafael Fonteles.

 
Inauguração da Reforma do CETI Santa Fé
Foto: Gabriel Paulino
 

O gestor acrescenta que, em Teresina, mais de 140 escolas já estão climatizadas, laboratórios de informática alcançam mais de 80% das unidades e equipamentos esportivos estão completos em mais de 70% das escolas.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que a nova escola segue o padrão ouro da Seduc. “A climatização, os laboratórios, a biblioteca e a sala do Piauí Saúde Digital garantem um espaço adequado para que os estudantes tenham os melhores resultados e para que os profissionais possam exercer plenamente seu trabalho. Já somos destaque no Nordeste e estamos entre os quatro melhores do Brasil, mas nosso objetivo é alcançar o primeiro lugar”, destacou o gestor.

 
Inauguração da Reforma do CETI Santa Fé
Foto: Gabriel Paulino
 

Quem comemora a transformação vivida pela comunidade escolar é a diretora do Ceti, Isabel Amorim. “Estamos trazendo os alunos da rua para dentro da escola. É uma revolução o que o Governo do Estado está fazendo e eu estou muito feliz. A mudança e a felicidade já é visível no semblante dos estudantes”, disse a profissional.

Para a estudante Lany Kelly, a reforma representa um salto na qualidade do aprendizado. “Agora temos uma escola aconchegante, bonita e acolhedora, com salas modernas e laboratórios que vão ajudar muito, principalmente na informática, que é fundamental para o mercado de trabalho”, relatou a aluna.

 
Inauguração da Reforma do CETI Santa Fé
Foto: Gabriel Paulino
 

Fundada em 2005, a escola passou a adotar o regime de tempo integral neste ano, ofertando ensino médio regular e cursos técnicos, como o de Agente Comunitário de Saúde e, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o de Administração.