A cidade de Ilha Grande, no litoral do Piauí, será palco, neste sábado (15), da 5ª edição do Festival do Catador de Caranguejo. O evento celebra a cultura local, fortalece o turismo sustentável e reconhece a importância socioeconômica dos catadores que vivem do mangue.
Considerada um dos principais polos extrativistas de caranguejo do estado, o município de Ilha Grande reúne cerca de 400 catadores, especialmente no bairro São Vicente de Paula. A festa reforça a valorização dessa prática tradicional e promove ações voltadas à educação ambiental, gastronomia regional, cultura popular e geração de renda.
Situada na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba e na Reserva Extrativista (RESEX), a cidade possui ecossistemas fundamentais como manguezais, dunas e ilhotas, atraindo visitantes de todo o Brasil e de outros países, especialmente por integrar a Rota das Emoções. O evento fortalece o município como destino do Polo Costa do Delta, impulsionando ainda a Casa das Rendeiras e valorizando a culinária tradicional, na qual o caranguejo é um dos principais símbolos culturais e econômicos da região.
A edição conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). Para o gestor da pasta, Daniel Oliveira, apoiar o evento é uma forma de fortalecer a identidade do litoral piauiense e promover oportunidades para a comunidade local. “A Festa do Catador de Caranguejo valoriza quem vive do mangue, reconhece a tradição dessa atividade e fortalece o turismo sustentável em Ilha Grande. Ao investir nessa iniciativa, o Governo do Piauí reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do litoral, com a geração de renda e com a preservação do Delta. É um evento que movimenta a economia, destaca nossa cultura e projeta o município na Rota das Emoções”, ressaltou o secretário.
Programação
O evento começa às 18h, com entrada gratuita, na Praça São Vicente de Paula. A programação reúne apresentações culturais, feira gastronômica com pratos de mariscos e frutos do mar, além de competições tradicionais, como maior caranguejo, amarração mais rápida e homenagem ao catador mais antigo. O público também poderá conferir uma feira de artesanato e atrações musicais ao longo da noite.