Às 12h deste domingo (16), os portões de instituições de ensino em 1.804 municípios brasileiros se abrirão para receber candidatos que farão as provas do segundo dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ao todo, 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para o exame deste ano — número que superou em 11% o total de 2024. As abstenções, por sua vez, se mantiveram semelhantes às da edição passada: 27% desta vez, sendo 26,6% a taxa de 2024.
Em 2025, o Enem conta com novidades: a prova voltou a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio, o que pode ser selecionado no ato de inscrição. Além disso, está previsto o uso de detectores de metal em todas as salas em que o exame será aplicado.
Orientações para o segundo dia
Em geral, as orientações se mantêm as mesmas da semana anterior, mas há novidades em relação ao horário de encerramento da prova. Confira:
Documentação: Assim como no domingo anterior, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto, emitido por algum órgão oficial. São aceitos:
- Carteira de identidade;
- Documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Carteira de Trabalho e Previdência social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997
- Também serão aceitos documentos digitais apresentados pelos aplicativos oficiais ou Gov.br, como e-Título, CIN, CNH e RG Digital.
Local e horário de prova: O local será o mesmo do primeiro dia,informado na Página do Participante. Contudo, haverá uma mudança no horário de encerramento.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 — 30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo.
Neste segundo dia, o horário mínimo permitido para a saída com o cartão de provas será 18h (e não 18h30, como no domingo anterior).
Reaplicação – Em caso de ausência no primeiro dia, há a possibilidade de reaplicação da prova para candidatos que comprovarem terem passado por problemas logísticos, como:
- Desastres naturais que prejudique a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
- Falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova;
- Erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante;
- Incapacidade de comparecimento por conta de doença infectocontagiosa.
A solicitação para a reaplicação deve ser submetida por meio da Página do Participante. A lista com as doenças contempladas pelo pedido se encontra disponível no edital do Enem.
Pará e Paraná
Em virtude da COP30, a aplicação do Enem em algumas das cidades paraenses ocorre de forma diferente. Em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro (o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante).
Já em Rio Bonito do Iguaçu (PR), as provas do Enem foram suspensas após a passagem de um tornado na sexta-feira (9) ter devastado 90% da área urbana do município.
A medida foi tomada em acordo com o protocolo para eventos climáticos severos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia que gerencia a elaboração e aplicação do Enem.