No Piauí, 99.644 candidatos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. As primeiras provas do Exame serão aplicadas neste domingo (05) em todo o país. Além de estar com os estudos em dia, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova.
O A10+ preparou um resumo mostrando o que pode levar, as proibições e tudo que os candidatos precisam saber para realizar o Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.
Confira os lembretes para o dia da prova do Enem:
- Consultar, com antecedência, o local onde fará a prova e se organizar para não perder o horário da avaliação.
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
- Como serão cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato utilize roupas e calçados confortáveis e que não apertem.
- O que levar no dia da prova?
- RG ou outro documento oficial com foto. Os documentos que são aceitos pelo Inep são: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta. Leve pelo menos duas para o caso de uma falhar;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Água em garrafa transparente;
- Pode levar lanche. Sugestões: barra de cereais, castanhas, chocolate;
- O que não pode levar no dia da prova?
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Caso o candidato leve algum desses objetos eles serão recolhidos, desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala e só serão devolvidos no final da prova. Caso algum som seja emitido pelos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
- No dia 5 de novembro os candidatos responderão:
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
- No dia 12 de novembro:
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
Passe livre para quase 15 mil estudantes
A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) garantiu o deslocamento gratuito dos alunos e alunas da Rede Pública Estadual nos dois domingos de aplicação das provas do Enem. Em 2023, serão 14.915 estudantes contemplados com essa ação.
Em Teresina, 3.915 estudantes receberão os cartões que contêm quatro passagens de ônibus. No interior, está sendo organizada a logística de deslocamento de 11 mil alunos dos municípios onde estudam até os polos de aplicação.
Leia também -
O que não levar
No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica, e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. Isso também vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
Strans anuncia reforço da frota de ônibus nos dias de provas do Enem 2023, em Teresina
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) emitiu uma Ordem de Serviço para os Consórcios responsáveis pelo transporte público em Teresina para os próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, quando serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ao todo serão 100 veículos participando da operação, oferecendo um reforço nas linhas a partir das 2h que antecedem o início da abertura dos portões nos locais de maior número de inscritos, nos horários que se registra maior locomoção de estudantes no trajeto de ida até os locais de prova e de volta para casa.