O Piauí ocupa o segundo melhor resultado no ranking nacional com nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Na manhã desta terça-feira (16) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o balanço oficial das provas. Na redação o Piauí ficou atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, com sete notas máximas. O estado ficou empatado com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis notas máximas.
O balanço mostra ainda que entre os estados do Nordeste, o Piauí e Rio Grande Norte estão empatados em 1º lugar, cada um com seis notas mil. Conforme o Inep, não teve nota mil na redação entre alunos da rede pública do Piauí. Em 2023, apenas a estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, foi a única no Piauí a conquistar nota máxima.
As provas do Enem foram aplicadas no dia 05 e 12 de novembro (edição regular) e 12 e 13 de dezembro (pessoas privadas de liberdade e reaplicação do exame).
O tema da redação em 2023 foi sobre os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher"(edição regular) e "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil (tema do PPL)".
Veja o ranking abaixo