Estudante do Piauí tira nota 1000 na redação do Enem: “A dica é não desistir” - Educação
EDUCAÇÃO

Estudante do Piauí tira nota 1000 na redação do Enem: “A dica é não desistir”

Ana Damasceno contou ao A10+ que fez o pré-vestibular por três anos até conseguir essa nota


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foram divulgadas nesta quinta-feira (09) e os alunos piauienses já começam a se destacar por suas participações. Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, aluna de um pré-vestibular de Teresina e até então é a única piauiense a tirar nota 1000 na redação do Enem.

Ana Damasceno contou ao A10+ que fez o pré-vestibular por três anos até conseguir essa nota na redação. Segundo a estudante, a nota 1000 é fruto de muito planejamento e estudo. O tema da prova de redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

  

Ana Carolina, jovem que tirou nota 1000 na redação do Enem
Anna Paula / A10+

   

“A preparação foi feita com muito planejamento, muita prática de redação mesmo, sempre pedindo orientação e estratégias de estudo para o professor, reescrevendo o texto, tentando fazer textos sobre todos os eixos temáticos se familiarizar com os temas e não ter surpresa na hora”, disse.

A estudante ainda relatou que ler sobre diversos assuntos e focar nas aulas de humanas e linguagens também a ajudou a ter um repertório maior de ideias para a construção de seu texto. “Foi muito importante ler muito, ler e ter as aulas da área de humanas, linguagem; elas sempre me ajudaram muito. Então tudo que eu aprendia e eu via que tinha relação com o tema eu colocava no texto”.

A estudante explicou ao A10+ que quer cursar medicina e que gosta muito de literatura. “A dica é não desistir, se planejar, que uma hora vai dar certo. Eu já estou no terceiro ano de pré, é um momento difícil, mas com perseverança e com muita luta uma hora dá certo”, finalizou a estudante.

Para manter o foco no Enem, a estudante se afastou das distrações tecnológicas e ficou sem usar celular e redes sociais por cinco meses. Ana Carolina também obteve um excelente desempenho nas demais áreas e conhecimento exigidas pelo Enem e chegou perto de acertar todas as questões de "Matemática e suas Tecnologias". Ela obteve 950 pontos.

  

Jovem de 20 anos, do Piauí, tira nota 1000 na redação do Enem Anna Paula / A10+

   

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a estudante conquistou 768,8 pontos; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, foram 701,2 e Ciências Humanas e suas Tecnologias, a piauiense tirou 699,9. Nas redes sociais, a instituição de ensino privada onde Ana Carolina fez o pré-Enem comemorou a nota.

Inep antecipa notas do Enem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022. A previsão inicial era que as notas fossem disponibilizadas somente na próxima segunda-feira (13), mas ontem, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que os resultados seriam antecipados. 

Para conferir o resultado, o candidato deve acessar a Página do Participante e fazer login, digitando o CPF e a senha. As notas podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas e a bolsas de ensino e financiamento em instituições privadas. Além disso, o Enem também é utilizado na seleção para universidades estrangeiras.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado