20ª edição do ENAPI reúne grandes nomes da Administração e destaca seu papel diante dos novos desafios da sociedade

Evento promovido pelo CRA-PI reúne especialistas, gestores e estudantes para discutir inovação, tecnologia e o papel social da Administração

O Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou, de 29 a 31 de outubro, a 20ª edição do Encontro de Administradores do Piauí (ENAPI), que neste ano traz como tema “Administração e Sociedade: desafios laborais para o século XXI”.

O ENAPI 2025 conta com a presença de especialistas, gestores públicos, profissionais e estudantes, promovendo debates sobre temas atuais como gestão responsável, ciência da felicidade e desenvolvimento de competências profissionais, pilares essenciais para o futuro da Administração.

20ª edição do ENAPI reúne grandes nomes da Administração destaca seu papel diante dos novos desafios da sociedade
Laura Parente

   

O administrador e empresário Fábio Nery, que já presidiu a Junta Comercial do Piauí e esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, mediou o painel “Empresários - Visão de Futuro” nesta quinta-feira (30), segundo dia do evento. 

Fábio Nery em entrevista à TV Antena 10
A10+

   

“Ontem já estive mediando um painel e eu vi a importância disso para os jovens estudantes. Porque naquele momento nós estávamos mediando um painel de pessoas que eram administradoras e estavam cumprindo o seu papel da administração em seus negócios. E ali é um exemplo. É uma referência pra quem está iniciando a carreira. E o congresso ele tem essa essa importância social de mostrar as tendências, mostrar as ações que estão sendo realizadas, ser referência para quem está chegando, ser experiências para quem está já na profissão. Novas tecnologias, novos conceitos, novas ideias. Então esse momento é um momento muito especial pra gente, porque a gente traz essas perspectivas para quem está chegando e para quem já está na profissão”, disse Fábio Nery.

Durante o painel, Fábio Nery também destacou o impacto das transformações tecnológicas e o papel dos administradores diante das mudanças no mercado de trabalho. 

Evento promovido pelo CRA-PI reúne especialistas, gestores e estudantes para discutir inovação, tecnologia e o papel social da Administração
Laura Parente

   

“Nós estamos numa fase de muita transição e essa transição ela tá ocorrendo de forma muito rápida. Então é necessário que nós discutamos essas questões porque a inteligência artificial está chegando aí e muita gente está se sentindo ameaçada com os seus postos de trabalho por conta dessa tecnologia nova que está chegando, mas é o nosso papel mostrar as nossas oportunidades. Que assim como tão sendo ocupados postos por inteligência, também estão surgindo novas oportunidades e haja visto isso é que nós como administradores, como membros do conselho temos toda a responsabilidade de conduzir esse processo, mostrando as nossas oportunidades e como nos qualificamos para cumprir com essas novas tarefas”, afirmou o empresário e administrador. 

O presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira
Laura Parente

   

O presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira, ressaltou a importância do ENAPI e o papel histórico da profissão no desenvolvimento do país. Ele ministrou a conferência “A Trajetória da Administração – 60 anos depois”, revisitando a história e as conquistas da categoria ao longo de seis décadas, além de discutir os novos desafios que se impõem à profissão no século XXI.

“É uma honra e uma especial satisfatória. Gosto muito aqui de estar aqui no ENAPI, um evento que se mantém por vinte anos é absolutamente admirável e elogiável. Evento muito importante para discutirmos pautas do setor; todo o processo de crescimento brasileiro se deu de uma contribuição enorme do administrador tanto que entre 1930 e mil 1975 o Brasil foi um dos países que mais cresceram e aí a contribuição do administrador, do técnico de administração, como se chamavam naquela época, era fundamental, quase que uma base. Um conselho que eu diria aos jovens é que a gente tem que aprender é pensar. Os professores dizem pra gente: é preciso aprender a aprender, é preciso aprender a desaprender. Eu diria que é verdade, mas acima de tudo é preciso aprender a pensar. E quem aprende a pensar aprende a aprender, aprende a desaprender. Pra isso tem que ler muito, tem que estudar muito e não apenas na técnica”, destacou.

O presidente do CRA-PI, Cristóvão Colombo
TV Antena 10

   

Encerrando a programação, o presidente do CRA-PI, Cristóvão Colombo, reforçou a importância de discutir a Administração como ciência e sua presença em todos os setores da sociedade.

“A importância desse evento é exatamente reunir todos os profissionais de administração, a sociedade em geral como um todo, os educadores da administração, para que realmente nós possamos discutir a ciência da administração. Nós voltamos o tema desse ano para a sociedade, porque a administração ela está presente em todos os segmentos da sociedade. E então nós precisamos realmente levar ao público de modo geral a administração como ciência, administração como uma grande ciência que vai resolver os problemas de planejamento, de organização, coordenação e controle de modo geral. Nós somos uma categoria que vem crescendo cada vez mais. Então para os jovens nós temos que levar uma mensagem de que a ciência da administração está cada vez mais presente e ela vem acompanhando as mudanças e principalmente essas mudanças tecnológicas, em que nós saímos do analógico para o digital”, finalizou.