As Carteiras de Identidade Funcional dos servidores públicos do Piauí já começaram a ser emitidas, por meio da parceria entre a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Segundo dados do Instituto de Biometria Forense João de Deus Martins, da SSP, já foram emitidas, de julho a outubro, cerca de 4 mil carteiras.
O documento facilita, sobretudo, a identificação dos servidores que precisam realizar trabalhos externos e tem versões física e digital com validade nacional. A superintendente de Gestão de Pessoas da Sead, Ana Caroline Sá, afirma que a carteira é uma forma padronizada de identificar os servidores. “Antes, para se identificar como funcionário do Estado, o servidor precisava mostrar o crachá ou o contracheque, itens que nem sempre se tem em mãos. Agora, com a carteira funcional, fica mais fácil”, explicou.
Para solicitar a Carteira de Identidade Funcional, é necessário que se tenha a Carteira de Identidade Nacional – CIN, que pode ser emitida nos postos de atendimento do Instituto de Cidadania Digital “Felix Pacheco” – ICDFP. Depois que o servidor recebe sua CIN, cabe ao gestor do órgão no qual ele é lotado solicitar a carteira funcional, através de ofício, ao Instituto de Biometria Forense – IBFJDM, órgão responsável pela emissão do documento.
Caberá também ao gestor do órgão de lotação do servidor avaliar, considerando a natureza e as atribuições dos cargos, quais os cargos ou servidores têm a efetiva necessidade da Identidade Funcional em versão física.
O novo documento traz mais segurança, padronização e praticidade ao dia a dia dos servidores. A identidade funcional está integrada à base da Carteira de Identidade Nacional e pode ser validada por QR Code, facilitando a identificação em abordagens, operações e atividades oficiais.