81% dos piauienses levam até meia hora para chegar ao local de trabalho, aponta IBGE; motocicleta é o meio de transporte mais utilizado

Jardim do Mulato é o município em que as pessoas chegam mais rápido ao local de trabalho, com média de até 5 minutos

O Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) divulgou pesquisa, nesta sexta-feira (10), e mostrou que cerca de 81% dos piauienses levam até meia hora para chegar ao local de trabalho. Ainda segundo levantamento, a motocicleta é o meio de transporte mais utilizado pelos piauienses para chegar a esses locais.

Segundo os dados, observando todas as faixas de tempo, a que compreende mais pessoas é a faixa de trabalhadores que levam entre 15 a 30 minutos para chegar ao local de trabalho, o que corresponde a 34,39% dos piauienses. Em seguida está a faixa de pessoas que levam de 6 a 15 minutos, que corresponde a 31,2% da população.

  
Motocicletas Foto Ilustrativa
 
 
 

Ainda segundo os dados da pesquisa, Jardim do Mulato é o município em que as pessoas chegam mais rápido ao local de trabalho. Cerca de 48% dos trabalhadores chegam em até 05 minutos. Em Teresina, 41,88% da população chega em até meia hora.

Na pesquisa foi possível observar também que apenas cerca 0,26%, o que corresponde a 2,2 mil piauienses leva mais de duas horas para chegar ao trabalho.

Motocicleta é o transporte mais utilizado

De acordo com o Censo 2022, 41,08% da pessoas utilizam motocicleta como transporte para ir ao trabalho, sendo esse o meio de transporte mais utilizado em todo o estado. O Piauí inclusive, entre todos os estados do pais, é o segundo que mais utiliza o meio, ficando atrás apenas de Rondônia, no Norte do país.

O carro é o segundo meio de transporte mais utilizado, seguido da locomoção a pé, o ônibus e a bicicleta. Em contrapartida aos dados referentes ao Piauí, em Teresina o número de pessoas que utilizam carro é superior, equivalente a 33,71% da população. A motocicleta ocupa a segunda posição, sendo utilizada por 28,43% dos piauienses.