Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, o deputado federal Castro Neto (PSD) destinou emenda na ordem de R$ 500 mil distribuídos entre 5 entidades que abrigam idosos e pessoas em situação de rua em Teresina. Ao todo, com a iniciativa, foram beneficiados 225 acolhidos.
As instituições contempladas com a ação parlamentar foram: Abrigo São Lucas, Casa Frederico Ozanam, Casa São José, Lar Flores de Maria e Pastoral Povo de Rua. Já creditados em conta bancária, os recursos são para custeio de despesas como energia e água, pagamento de funcionários, compra de fraldas e alimentos, dentre outros.
A Casa Frederico Ozanam, na zona Norte de Teresina, abriga 46 idosos entre homens e mulheres oriundos da capital e do interior do Estado. Por semana, somente fraldas descartáveis, são utilizadas 1.246 unidades. “É um recurso que chegou no momento em que mais precisamos, principalmente para compra de itens de uso pessoal dos nossos abrigados, além de pagar funcionários. No momento, são 36 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistente social”, afirma Socorro Ribeiro, coordenadora da instituição.
Já a Pastoral do Povo de Rua atende, direta e indiretamente, 80 pessoas em situação de vulnerabilidade social. A casa de acolhimento, que também oferece qualificação profissional, possui 12 colaboradores entre psicólogos, técnicos em Enfermagem, assistentes sociais e monitores. “É preciso destacar ações como estas da classe política. Para se ter uma ideia da importância do recurso que chegou, conseguiremos pagar estes profissionais, fortalecer os cursos e comprar insumos”, disse Isabel do Santos Oliveira, coordenadora administrativa-financeira da unidade, localizada no Centro-Sul da capital.
Mais recursos em 2025
Um dos abrigos de idosos visitados pelo deputado federal Castro Neto foi a Casa São José, na zona Leste de Teresina. Nesta quarta (14), o parlamentar percorreu as instalações, interagiu com os 35 abrigados e entregou um cheque simbólico no valor de R$ 83.333,33 à coordenação do local. “É gratificante contribuir para oferecer mais conforto e dignidade àqueles que já cuidaram de cada um de nós. Meu compromisso é destinar, todo ano, recursos para ajudar abrigos e lares que acolhem nossos irmãos”, ressalta.
Os recursos foram destinados via Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).