Alepi realiza audiência pública sobre canal que levará água do Rio São Francisco a 24 municípios do Piauí

Evento será na segunda-feira (18) e discutirá estudo de viabilidade de obra hídrica que também beneficiará cidades da Bahia

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar na segunda-feira (18) uma audiência pública para apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do projeto que prevê a construção do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé.

O projeto pretende beneficiar 26 municípios, sendo 24 no Piauí e 2 na Bahia, com a integração hídrica a partir do Rio São Francisco. A proposta tem como objetivo ampliar o acesso à água no semiárido, onde milhares de pessoas ainda dependem de carros-pipa para o abastecimento básico.

  

Transposição do Rio São Francisco
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

   

“Milhares de pessoas no semiárido ainda vivem a triste dependência dos carros-pipas. O Estudo de Viabilidade Técnica é um passo importante para que possamos incluir a realização da obra no cronograma do Governo Federal. Queremos urgência, pois a população sofre”, destacou o deputado Franzé Silva.

A audiência pública é uma continuidade do movimento iniciado em 2024, com o evento "Água no Sertão: A Segurança Hídrica no Semiárido do Piauí", realizado ainda durante a presidência de Franzé na Alepi.

Municípios beneficiados 

De acordo com o arranjo preliminar das alternativas de estudo para o desenvolvimento do projeto do Canal de Integração do Sertão Piauiense, serão afetados diretamente pela obra cerca de 26 municípios. Este número poderá sofrer variações, à medida que os estudos forem se aprofundando nas soluções de viabilidade:

O Canal de Integração do Sertão Piauiense, também conhecido como Eixo Oeste, visa à complementação das disponibilidades hídricas na região da fronteira seca do estado do Piauí a partir do Lago de Sobradinho (Bahia), por meio da transposição das águas do Rio São Francisco para as bacias hidrográficas dos rios Canindé e Piauí, no estado do Piauí.

Diante do cenário de vulnerabilidade hídrica na região do semiárido piauiense, constatou-se, em estudos preliminares, que a necessidade de incremento da disponibilidade hídrica daquela região é da ordem de 30,0 m³/s. Pretende-se direcionar tal vazão para as bacias dos rios Piauí e Canindé após a transposição da Serra Dois Irmãos, que divide os estados da Bahia e do Piauí.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração do Sertão Piauiense no dia 1º julho de 2025. O investimento no Estudo é de R$ 8,5 milhões.

Nos 26 municípios alcançados diretamente vivem 279.958 habitantes. O Canal possibilitará um volume de água suficiente para o atender às demandas hídricas de pelo menos 600.000 habitantes e para promover a irrigação de uma área de aproximadamente 13.000 hectares.