Bandeiras do Piauí ganham destaque nas ruas de Teresina para celebrar o orgulho de ser piauiense

Além de Teresina, as bandeiras também foram espalhadas em Parnaíba e Picos.

Em celebração ao Dia do Piauí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), deu início a uma campanha que transforma as avenidas e pontes da capital, do interior e do litoral em verdadeiros símbolos de orgulho e identidade. A ação, que integra a programação alusiva à data, espalha bandeiras do Piauí por pontos estratégicos de Teresina, Parnaíba e Picos, exaltando o sentimento de pertencimento e valorizando a “piauiensidade”.

Em Teresina, as bandeiras foram fixadas nas avenidas Frei Serafim e João XXIII, além das pontes Juscelino Kubitschek, Estaiada, Primavera, Anselmo Dias e Tancredo Neves. Já em Parnaíba, os principais pontos incluem as avenidas São Sebastião e Contorno (Mão Santa) e as pontes Simplício Dias e Ponte Nova. Em Picos, a bandeira foi instalada na rotatória do bairro Junco, um dos acessos mais movimentados da cidade.

  
Bandeiras do Piauí ganham destaque nas ruas de Teresina para celebrar o orgulho de ser piauiense Divulgação
 
 
 

Segundo o secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto, a iniciativa é uma forma de aumentar a autoestima do povo piauiense e exaltar o estado. “A bandeira do Piauí é o nosso símbolo principal e queremos colocá-la em posição de destaque, ao ponto mais alto. A ideia é que ela esteja presente em todos os territórios. Essa iniciativa celebra a data e exalta o orgulho de ser piauiense”, destaca o gestor.

A campanha integra um conjunto de ações institucionais que incluem a fixação de bandeiras nas vias públicas, distribuição de bandeiras para a população, atividades comemorativas e intervenções culturais com o elenco do filme “Ai Que Vida”, obra que se tornou um marco do humor e da cultura popular piauiense. Mais do que uma agenda de comemorações, a proposta busca fortalecer o sentimento de pertencimento e de amor ao Piauí, estimulando a valorização das raízes, da história e da identidade local.

Para o historiador Ricardo Arraes, a bandeira do Piauí é um dos elementos mais fortes de identidade simbólica do estado. “Essa iniciativa expressa simbolicamente o orgulho cívico e o sentimento de fazer parte de uma história comum. É um gesto que, mesmo simples, tem poder de unir o povo em torno de sua identidade. Quando aliada a outras estratégias e ações conjuntas nas áreas de saúde, educação e segurança para toda a população, essa ação ganha ainda mais força e significado”, pontua o professor.

Símbolo permanente

O Decreto nº 22.656, de 29 de dezembro de 2023, sancionado pelo governador Rafael Fonteles, determina o hasteamento obrigatório da Bandeira Nacional e da Bandeira do Estado do Piauí nas fachadas dos prédios públicos estaduais. O decreto também estabelece que as bandeiras permaneçam iluminadas durante a noite.