Deputados e Secretário de Turismo do Piauí se reúnem com a Azul e empresa reavaliará suspensão de voos no estado

Na oportunidade, os deputados solicitaram à empresa aérea que mantivesse as atividades em ambos os aeroportos e sugeriu apenas a redução dos voos

Deputados piauienses e o secretário de Turismo do Piauí, José Monteiro Neto, se reuniram nesta terça-feira (14), em Brasília, com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar da suspensão de voos para as cidades de Parnaíba e São Raimundo Nonato, prevista para a partir de 10 de março. O encontro, realizado no Ministério do Turismo, também contou com a presença dos ministros do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além de membros da bancada parlamentar.

  

Bancada federal reúne ministros e Azul para tratar da suspensão de voos no Piauí André Zimmerer / MTur

   

Os parlamentares piauienses destacaram a importância da permanência das operações da empresa aérea como indutoras de progresso e desenvolvimento local para os dois municípios, considerados pólos turísticos e econômicos. A diretoria da Azul Linhas Aéreas elencou fatores determinantes para a mudança do planejamento operacional no Piauí, como impactos pela crise global na cadeia de suprimentos, questões de disponibilidade de frota e alta do dólar, e demonstrou expectativa por recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil. 

Na oportunidade, foi solicitado à empresa aérea que mantivesse as atividades em ambos os aeroportos e sugeriu apenas a redução dos voos. “Em um momento de crise exposto pela companhia, o Piauí não deve sozinho amargar esses prejuízos. Argumentamos que não poderíamos ficar sem as atividades da Azul nestes municípios como forma de estimular o turismo e a economia. Então, a empresa recebeu de forma positiva nossa ideia e ficou de avaliá-la”, explicou Castro Neto.

  

Empresa aérea afirma que avaliará o pedido André Zimmerer / MTur

   

Suspensão de voos 

A empresa de aviação Azul anunciou a suspensão das linhas áreas para a cidade de São Raimundo Nonato, uma das principais portas de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí. Em 2024, o principal sítio arqueológico das Américas registou um novo recorde de visitações com  quase 40 mil turistas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade ( ICMBio). 

  

Azul suspende voos para São Raimundo Nonato, principal porta de entrada para a Serra da Capivara no Piauí Divulgação

   

Outros estados do Nordeste também terão voos suspensos, como o Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em 2023, a empresa ampliou o número de operações no aeroporto. A rota, que já contava com dois voos semanais nas quintas e domingos, passa agora a ter também às terças-feiras. A região abriga o Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, com a maior concentração de sítios arqueológicos da América.