O A10+ flagrou uma fiação de um poste, localizado na alça da Ponte Wall Ferraz, na zona Sul de Teresina, pegando fogo na tarde desta terça-feira (26). O registro mostra o princípio das chamas nos fios, que estão próximos de uma área de mata seca às margens da ponte.
Em nota enviada ao A10+, a Equatorial Piauí informou que direcionou uma equipe até o local com o objetivo de afastar qualquer situação de risco para a rede elétrica e para a população. No local, a equipe identificou que o cabo em questão era de operadoras de internet e que a situação provavelmente foi ocasionada por uma queimada em vegetação próxima ao local. Assim, a manutenção fica sendo de responsabilidade das empresas de internet.
Nos últimos dias, o Piauí tem registrado altas temperaturas. No momento do vídeo, por volta das 14h45, Teresina registrava 37ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura de 40,2°C na capital do Piauí nesta segunda, medição que superou o recorde registrado no dia 15 de setembro com a temperatura de 39,9°C.
Baixa umidade
Um levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI) mostrou que seis municípios do Piauí registraram suas maiores temperaturas no ano de 2023. Mesmo com as altas temperaturas, o climatologista Werton Costa explica que o Piauí não vive uma onda de calor e que o alerta é para a baixa umidade.
"A onda de calor não entrou no Piauí. Quando se fala em onda de calor a gente tem que considerar que as pessoas estavam vivendo em uma temperatura normal, não agressiva, como no Rio Grande do Sul, no Paraná. Em Teresina o cidadão estava com 36ºC e pulou para 40ºC. Não é uma onda de calor. O abafamento só existe por causa da baixa umidade, o que também é diferente de quando está seco. Quando está seco você nem consegue suar”, afirma o climatologista.