A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, na noite desta quarta-feira (08), que Rafael Lira Matias, de 5 anos, morreu vítima de dengue em Teresina. Este é o 1º óbito em decorrência da doença na capital em 2024. O menino é filho da pediatra Laysa Geovanna Lira e do urologista Ricardo Matia.
Em nota, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da FMS informou que está realizando todos os protocolos que devem ser seguidos, como vistorias nos locais onde a criança frequentava. O menino faleceu na terça-feira (07) e foi enterrado nesta quarta sob forte comoção de familiares e conhecidos.
“A amostra do exame foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen), após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, diz Walfrido Salmito, diretor da DVS.
A FMS lamentou o ocorrido, prestou solidariedade aos familiares e amigos da criança e reforçou a importância das medidas preventivas como manter os locais limpos e sem água parada. A Fundação também solicitou que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento e leve para a vacinação.
Com este óbito da criança, o Piauí registra nove mortes em decorrência da dengue em 2024. O número de vítimas já é o dobro do contabilizado em 2023, onde foram registrados quatro mortes pela doença.