(Atualizada às 12h35)
“Enquanto há vida, há esperança”, declarou Antônia Cardoso, de 65 anos, que está prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela sexta vez em Teresina. Durante entrevista ao A10+ neste domingo (03), realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a aposentada falou sobre sua expectativa para o exame.
A aposentada contou que sonha em cursar psicologia. “Desde muito nova já quero isso. Por conta das dificuldades, me casei, fui criar filhos, quando voltei a estudar foi em 2000 e, desde então, realizo cursos técnicos e faço o Enem. Ainda não deu, mas vai dar [certo]”, disse.
Antônia afirmou que, independentemente da idade, continuará em busca do sonho de ingressar em um curso superior. “Estou bem esperançosa esse ano. Enquanto há vida, há esperança. Eu tô viva né!”, finalizou.
Mais de 100 mil estudantes deverão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (03) no Piauí. Neste primeiro dia, os participantes responderão questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação.
Secretário de Educação elenca ações e demonstra confiança
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira destacou as ações realizadas pela Seduc durante todo o ano de preparação dos alunos da rede estadual para o grande dia do Enem. Ele afirmou que hoje é um dia de tranquilidade e de coroar todos aqueles que se prepararam para alcançarem a tão sonhada aprovação.
“É muito alta, nossos estudantes estão mais que preparados, foi uma das maiores preparações que nós já tivemos na SEDUC, com mais revisões, laboratório de redação, a plataforma do canal educação, fora o esforço, a dedicação, o comprometimento desses estudantes ao longo de todo o ensino médio. Então hoje é o dia de coroar esta preparação com a realização da prova com tranquilidade, com confiança, com serenidade, com positividade para alcançarem a tão sonhada aprovação”, disse.