João Orlando, ex-presidente da FMS, morre aos 83 anos em Teresina

Ele faleceu neste domingo (13)

O ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico João Orlando Ribeiro Gonçalves, morreu de causas naturais neste domingo (13) aos 83 anos em Teresina. Em sua trajetória, o médico atuou como professor na Universidade Federal do Piauí de Oeiras, sua cidade natal. 

Especializado em Oftalmologia, foi coordenador da Clínica Oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Médico de referência na área com estudos baseados em prevenção da cegueira e reabilitação visual.

João Orlando, ex-presidente da FMS, morre aos 83 anos em Teresina
Reprodução

   

O Sindicato dos médicos do Piauí (Simepi) publicou nota lamentando a morte e destacou o legado de Orlando na área. 

“Dr João Orlando é, sem dúvidas, um dos nomes de maior destaque na história da medicina do Piauí, mundialmente reconhecido e respeitado, em razão dos seus estudos, pesquisas e relevantes serviços prestados à medicina e à sociedade piauienses, sempre com muito zelo, ética e moral. Um homem íntegro e sábio, com uma distinta trajetória de vida. Dr. João Orlando esteve à frente de seu tempo, como médico, docente, pesquisador e gestor, deixando um brilhante legado”, diz um trecho da nota. 

O ex-presidente da FMS, Luciano Nunes, também lamentou e disse que o médico sempre foi um “homem de conduta reta cuja trajetória de realizações orgulha o Piauí”.