Mais de 80 toneladas de melancia são produzidas no Piauí com apoio do Fomento Rural

O Programa Fomento Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Mais produtividade, mais emprego e renda para milhares de famílias. Nas comunidades Coivaras de Baixo e São Félix, na zona rural do município de Coivaras, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) esteve presente acompanhando os resultados do Programa Fomento Rural. Nestas comunidades, várias famílias, principalmente através das mulheres, estão alcançando bons resultados com os incentivos recebidos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Governo do Piauí, através da Sada, aplicados na produção de melancia, milho, mandioca e vassoura de palha.

  
Mais de 80 toneladas de melancia são produzidas no Piauí com apoio do Fomento Rural Tavynho Neto
 
 
 

O secretário Fábio Abreu, acompanhado de técnicos da Secretaria, conferiu a produção e colheita, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva nas comunidades rurais.

“Aqui, somos todos unidos para cultivar a melancia que comercializamos para a Ceasa. Meus filhos, noras e netos se dedicam ao plantio. Já chegamos a colher 100 toneladas de melancia, e com os incentivos do Programa Fomento Rural estamos fortalecendo nossa produção”, garante Francisco Louvor, de 74 anos, produtor de melancia e milho.

“Essa é uma política pública que muda a realidade das comunidades rurais. Além de garantir o acesso a recursos financeiros, o programa assegura o acompanhamento técnico, orientando as famílias sobre práticas de manejo sustentável e gestão da produção”, destaca o secretário da Sada, Fábio Abreu.

O Programa Fomento Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltada ao acompanhamento social e produtivo, além da transferência de recursos no valor de R$ 4,6 mil, para que famílias rurais em situação de vulnerabilidade possam desenvolver seus projetos produtivos. No Piauí, a Sada elabora os projetos e acompanha a execução e os resultados junto às famílias contempladas.

Na comunidade de São Félix, o secretário também assinou ordem de serviços para pavimentação de ruas na comunidade, que vai permitir um melhor acesso para a população.